Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10422
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Maria de Fátima Ferreira Andrade | pt |
dc.contributor.advisor | Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos | pt |
dc.contributor.author | Costa, Sandra Cristina Coutinho | pt |
dc.date.accessioned | 2013-05-14T16:10:39Z | - |
dc.date.available | 2013-05-14T16:10:39Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/10422 | - |
dc.description | Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial | pt |
dc.description.abstract | O presente trabalho almejou avaliar os reflexos do treino da consciência fonológica sobre a competência leitora de três alunos do segundo ciclo do ensino básico com Deficiência Mental. A intervenção desenrolou-se ao longo de cerca de quarenta sessões e englobou a proposta de atividades no âmbito da consciência da palavra, da consciência silábica, da consciência intrassilábica e da consciência fonémica. A avaliação inicial e final da competência leitora foi realizada recorrendo às versões A e B, respetivamente, da Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. Os resultados obtidos na avaliação final, discrepantes entre si, não demonstraram de forma inequívoca uma influência decisiva das atividades propostas no desenvolvimento da competência leitora. | pt |
dc.description.abstract | The present work attempted to assess the training of the phonological awareness on the reading competence of three students of the second year basic education, with mental retardation. This intervention took place all over forty sessions and included a proposal of activities of word consciousness, syllabic consciousness, onset-rime awareness and phonemic awareness. The initial and final evaluation of the reading competence was based on versions A and B of the Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. The results of this evaluation, with a lack of compatibility between them, didn’t demonstrate unequivocally a decisive influence of the activities proposed in the development of reading competence. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo | pt |
dc.subject | Prática pedagógica | pt |
dc.subject | Ensino da leitura | pt |
dc.subject | Compreensão da leitura | pt |
dc.subject | Aprendizagem da leitura | pt |
dc.subject | Deficientes mentais | pt |
dc.title | Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológica | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 2.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.