Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Maria de Fátima Ferreira Andradept
dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospt
dc.contributor.authorCosta, Sandra Cristina Coutinhopt
dc.date.accessioned2013-05-14T16:10:39Z-
dc.date.available2013-05-14T16:10:39Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10422-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Educação Especialpt
dc.description.abstractO presente trabalho almejou avaliar os reflexos do treino da consciência fonológica sobre a competência leitora de três alunos do segundo ciclo do ensino básico com Deficiência Mental. A intervenção desenrolou-se ao longo de cerca de quarenta sessões e englobou a proposta de atividades no âmbito da consciência da palavra, da consciência silábica, da consciência intrassilábica e da consciência fonémica. A avaliação inicial e final da competência leitora foi realizada recorrendo às versões A e B, respetivamente, da Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. Os resultados obtidos na avaliação final, discrepantes entre si, não demonstraram de forma inequívoca uma influência decisiva das atividades propostas no desenvolvimento da competência leitora.pt
dc.description.abstractThe present work attempted to assess the training of the phonological awareness on the reading competence of three students of the second year basic education, with mental retardation. This intervention took place all over forty sessions and included a proposal of activities of word consciousness, syllabic consciousness, onset-rime awareness and phonemic awareness. The initial and final evaluation of the reading competence was based on versions A and B of the Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. The results of this evaluation, with a lack of compatibility between them, didn’t demonstrate unequivocally a decisive influence of the activities proposed in the development of reading competence.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectDesenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclopt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.subjectEnsino da leiturapt
dc.subjectCompreensão da leiturapt
dc.subjectAprendizagem da leiturapt
dc.subjectDeficientes mentaispt
dc.titleDesenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonológicapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.