Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10419
Title: | Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB |
Author: | Fonseca, Maria Emília Gonçalves Daniel Morais da |
Advisor: | Baptista, Maria Manuel |
Keywords: | Educação das crianças Ensino da filosofia: Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento das crianças Pensamento crítico |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Todo o ser humano revela espanto e perplexidade perante alguns
fenómenos da Natureza. O espanto e a interrogação não são atributos
de um sábio ou filósofo. O levantar questões está presente em todos
nós e em todas as idades. Vamos, então, provocar a capacidade de
questionamento, de indagação revelada pelas crianças com toda a
sua espontaneidade.
É, com este propósito, que surgiu o projecto educativo de Filosofia
com Crianças e Jovens de Matthew Lipman. Este professor de Lógica
chamou a atenção para o facto de as crianças revelarem capacidade
e merecerem ter acesso à Filosofia. O nosso trabalho visa
proporcionar um conhecimento geral sobre os traços fundamentais da
Filosofia com Crianças e Jovens, a sua metodologia, o modo como
este programa pedagógico permite repensar alguns pontos
fundamentais da educação e da prática filosófica e a sua aplicação
em contexto do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Procuramos
contribuir com este estudo para a qualidade do processo educativo no
âmbito da educação formal e não formal, através da formação inicial,
contínua e ao longo da vida, mediante a difusão e a implementação
do programa Filosofia com Crianças e Jovens com rigor e integridade
pedagógica e científica. Every human being shows astonishment and perplexity at some phenomena of nature. The astonishment and interrogation are not attributes of a sage or philosopher. The raise questions is present in everyone and all ages. We will then cause the capacity of questioning by inquiry revealed children with all its spontaneity. It is in this context that emerged in the educational project of Philosophy for Children Matthew Lipman (P4C). This professor of logic pointed to the fact that children have the capacity and deserve access to philosophy. Our work aims to provide a general understanding of the fundamental traits of Philosophy for Children, their methodology, how this learning program allows some fundamental rethinking of education and philosophical practice and its application in the context of the First Cycle Education Basic. We seek to contribute to this study for the quality of the educational process within the formal and non formal education, through training, continuous and lifelong learning through the dissemination and implementation of the program Philosophy for Children with accuracy and integrity of teaching and science. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10419 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 497.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.