Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPardal, Luís Antóniopor
dc.contributor.authorJoão, Fernando Manuel Margaridopor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:30:56Z-
dc.date.available2011-04-19T13:30:56Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1040-
dc.descriptionMestrado em Gestão Curricularpor
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se descrever as representações que os professores e alunos do1º ciclo e os encarregados de educação destes detêm dos manuais escolares, a forma como os utilizam, bem como a perspectivação do futuro dos mesmos no processo educativo, face à proliferação de meios e recursos curriculares e educativos. O livro é composto de duas partes, uma primeira em que, através da Teoria das Representações Sociais, tento compreender e enquadrar a problemática dos manuais escolares do 1º ciclo, bem como as funções que professores, alunos e encarregados de educação lhes atribuem, no desenvolvimento curricular e actividades de ensino e aprendizagem, dentro e fora das salas de aula. Na segunda parte, apresento o estudo empírico desenvolvido sob a metodologia de estudo de caso que se refere a uma escola do 1º ciclo, onde, como atrás referi, tentei inferir as representações e atitudes de professores, alunos e encarregados de educação face ao presente e futuro dos manuais escolares no contexto do processo educativo. ABSTRACT: The present work is considered to describe professors and pupils of the primary school and parents’ textbooks representations, how they use them, as well as they put in perspective the future of those instruments in the educative process, in view of the proliferation of learnig materials, curricular and educative means and resources. The book is composed of two parts, a first one where, based on the Theory of the Social Representations, I try to understand and to fit in the problematic of primary school textbooks, as well as the functions and roles that professors, pupils and parents attribute to them, in the curricular development and activities of teaching and learning, inside and outside of the classrooms. In the second part, I present the developed empirical study that, through a case study on a primary school, as related before, I tried to infer the representations and attitudes of professors, pupils and parents in view of the present and future of textbooks in the context of the educative process.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000228709por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesenvolvimento dos currículospor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectPercepção socialpor
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopor
dc.titleManuais escolares do 1º ciclo, entre currículo e programaspor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009001328.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.