Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10401
Title: Imagens do espanhol em alunos do ensino secundário
Author: Marques, Teresa Cristina Duarte
Advisor: Araújo e Sá, M. H.
Keywords: Prática pedagógica
Ensino de uma segunda língua: Ensino secundário: Aveiro (Portugal)
Língua espanhola
Diversidade linguística
Pluralismo cultural
Sociolinguística
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo apresenta os resultados de uma investigação sobre as imagens das línguas estrangeiras e, em particular do espanhol, desenvolvida numa turma do 10.º ano, na escola secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, no ano letivo de 2011/2012. As imagens das línguas que circulam nos contextos educativos interessam à Didática das Línguas e o seu estudo mobiliza conceitos provindos de outras áreas do saber, em particular da psicologia social e da sociolinguística. Na sequência de uma revisão da literatura sobre estudos acerca das imagens em DL, foi elaborado um projeto com características de investigação-ação, onde foram utilizados instrumentos de recolha de dados, como o inquérito por questionário e fichas de trabalho realizadas pelos alunos, para descrever as imagens que estes têm das línguas e dos povos que as falam e conhecer os motivos que levam à escolha de ELE. Os resultados permitiram concluir que os alunos associam língua ao país que a fala, que fatores sociais, económicos, culturais e afetivos estão na base da construção das imagens das línguas e culturas, e que os motivos que conduzem à aprendizagem de ELE se ligam à facilidade da língua e à possibilidade de maiores saídas profissionais.
El presente estudio presenta los resultados de investigación sobre imágenes de las lenguas extranjeras y en particular del español, desarrollada en un grupo de 10º curso en la escuela secundaria Dr. Mário Sacramento, en Aveiro, en el año lectivo de 2011/2012. Las imágenes de las lenguas que circulan en los contextos educativos interesan a la Didáctica de las Lenguas y su estudio moviliza conceptos que provienen de otras áreas del saber, en particular de la psicología social y de la sociolingüística. En la secuencia de una revisión de la literatura ha sido elaborado un proyecto con características de investigación-acción, donde han sido utilizados instrumentos de recogida de datos como el cuestionario y fichas de trabajo realizadas por los alumnos, para describir las imágenes que los alumnos tienen de las lenguas y de los pueblos que las hablan y conocer las percepciones que tienen del español y los motivos que les llevan a la elección de ELE. Los resultados han permitido concluir que los alumnos asocian lengua al país que la habla, que factores sociales, económicos, culturales y afectivos están en la base de la construcción de las imágenes de las lenguas y culturas, y que los motivos que conducen al aprendizaje de ELE se unan a la facilidad de la lengua y a la posibilidad de mayores salidas profesionales.
This study presents the results of a research into the images of foreign languages, particularly Spanish, developed in a group of the 10th grade at the secondary school Dr. Mário Sacramento, in Aveiro, in the academic year of 2011/2012. The images of languages circulating in educational contexts are of interest to the didactics of languages and its study mobilizes concepts coming from other areas of knowledge, particularly social psychology and sociolinguistics. Following a literature review, a project with features of research-action has been developed. In this project data collection instruments were used, such as questionnaire surveys and worksheets solved by students in order to describe the images/representations they have of languages and the peoples that speak them, as well as to understand the perceptions they have of Spanish as a foreign language and the reasons that lead to its choice. The results showed that students associate language to the country that speaks it. It was also possible to conclude that social, economic, cultural and emotional factors are at the basis of the construction of the images of languages and cultures and that the reasons that lead to learning Spanish are linked to the facility of the language and the possibility of higher professional opportunities.
Description: Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo de Ensino Básico e de Espanhol no Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/10401
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf3.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.