Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10387
Title: Conceções de professores sobre avaliação do desempenho docente: um estudo exploratório numa instituição de ensino particular e cooperativo
Author: Gonçalves, Maria Manuela Lopes Pinto
Advisor: Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
Keywords: Avaliação de professores
Avaliação de desempenho
Competência pedagógica
Professores do básico 2º ciclo
Professores do básico 3º ciclo
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A Avaliação do Desempenho Docente (ADD), nomeadamente no ensino básico e secundário, tem, nos últimos anos, sido objeto de estudo por parte de vários autores, assim como de mudanças legislativas realizadas em Portugal, conforme atesta a revisão de literatura e de normativos que serviu de alicerce a este trabalho. Apesar da diversidade de sistemas de ADD existentes, em particular quanto à ênfase dada nas finalidades de avaliação, critérios e instrumentos, eles centram-se em duas grandes finalidades: a prestação de contas e o desenvolvimento profissional dos docentes. A complexidade do fenómeno da ADD e a contestação gerada no nosso País com as mudanças legislativas ocorridas recentemente estão na base do projeto “Avaliação do Desempenho Docente: compreendendo a sua complexidade para a tomada de decisões fundamentadas na investigação” (PTDC/CPE-CED/104786/2008), em que este nosso estudo se insere. Conscientes de que melhorar a ação educativa pressupõe diagnosticar e avaliar, consideramos a ADD uma necessidade para a alcançar e partilhamos do conhecimento gerado em diversos estudos de investigação, no que se refere ao impacto que a ADD pode ter: (i) na melhoria das aprendizagens dos alunos; (ii) no desenvolvimento profissional dos professores; (iii) na equidade do sistema educativo. O nosso estudo empírico desenvolveu-se numa escola de ensino particular e cooperativo, com regime de contrato de associação, e teve como finalidade compreender o processo de ADD nessa Instituição, através do olhar dos professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico. Para tal, foi concebido e administrado um questionário aos professores, feita uma entrevista informal ao Diretor da Escola, onde o sistema de ADD foi implementado, e realizada análise documental de diversos documentos da escola. Os dados recolhidos foram sujeitos a análise de conteúdo e estatística simples. Sendo a autora deste trabalho docente na Instituição onde o estudo empírico se realizou, onde não existia ainda conhecimento produzido sobre o sistema de ADD, optou-se por desenvolver um estudo exploratório com os seguintes objetivos: - caracterizar o sistema de ADD na Instituição em estudo; - identificar conceções dos docentes dessa Instituição em relação à ADD, nomeadamente no que se refere: (a) ao conhecimento que possuem sobre os seus procedimentos, (b) ao grau de acordo com os mesmos, (c) às suas finalidades (progressão na carreira, desenvolvimento profissional, ou ambas) e (e) ao impacto produzido no ambiente escolar; - propor eventuais sugestões para o melhoramento do processo de ADD na Instituição. Os resultados obtidos permitem-nos salientar que os professores manifestam dúvidas relativamente aos procedimentos usados no sistema de ADD implementado. Destacase, também, uma aceitação moderada por parte dos docentes desses mesmos procedimentos (por exemplo, quanto à participação dos alunos), pois, na globalidade, os professores posicionam-se num ponto intermédio de aceitação, no entanto não apresentam muitas sugestões para a sua mudança. Estes resultados, quando lidos à luz da literatura consultada, permitiram-nos tirar algumas ilações para o melhoramento do sistema de ADD, nomeadamente na Instituição em estudo. A natureza exploratória deste estudo e a pertinência da temática, faz-nos sugerir outras investigações que aprofundem os resultados obtidos, nomeadamente na e noutras Instituições de ensino particular e cooperativo.
Teacher evaluation (TE), particularly in basic and secondary schools, has been, recently, studied by several authors and object of changes in the Portuguese educational laws, as confirmed by the review of the literature and the legislation undertaken and which sustains this work. Despite the diversity of TE systems that currently exist, in particular with respect to the focus in their aims, criteria and instruments, they are centered in two main goals: accountability and teachers professional development. The complexity of the TE phenomena and the contestation brought forth in our country with the recent changes in the legislation, are the basis of the project “Teacher Evaluation: understanding complexity for a research based decision making” (PTDC/CPE-CED/104786/2008). Being aware that the enhancement of education presupposes diagnose and evaluation, we consider that TE is important for its achievement. We also share the knowledge which has been produced by research in which concerns the impact of TE in the (i) improvement in students’ learning; (ii) teachers professional development; (iii) equality of the educational system. Our empirical study was developed in a private school with a financial contract with the Education Ministry, and its main aim was to understand the TE process in this Institution through the vision of the teachers. In order to achieve this aim we developed and applied a questionnaire to the teachers, conducted an informal interview with the Head Teacher of that School when the TE system was implemented, and conducted documental analysis of several documents of the School. Data collected was submitted to content and statistical analysis. Being the author of this study a teacher in the private and co-operative Institution where our study occurred, and where no knowledge existed about its TE system, we opted to conduct an exploratory research with the following objectives: - to characterize the TE system in the studied Institution; - to identify teacher’s conceptions regarding TE, in particular with respect to: (a) their knowledge about its procedures, (b) to the level of their agreement, (c) its aims (career progression, professional development, or both) and (e) the impact produced in the school environment. - to propose suggestions for the improvement of the TE process in the Institution. Results obtained indicate that teachers show several doubts concerning the used procedures in the implemented TE system. Also that there is a moderate acceptance of these same procedures (for example in what concerns pupils’ involvement in TE process), since, generally, teachers locate themselves in a midway acceptance position. However teachers do not present significant suggestion for the improvement of the TE system of the Institution. These results, when read in the light of the literature, enables us to propose some suggestions for the improvement of the TE system, namely for the Institution. The exploratory nature of this study and the relevance of its theme, suggest the need of further research for the deepening of the results found, namely in the private and cooperative Institution and in others.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação
URI: http://hdl.handle.net/10773/10387
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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