Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10385
Title: | Portfolio e avaliação do desempenho docente |
Author: | Costa, Paula Raquel Figueiredo |
Advisor: | Silva, José Alexandre da Rocha Ventura |
Keywords: | Avaliação de professores Avaliação de desempenho Auto-avaliação Portfólio |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este estudo perspetiva o desenvolvimento do portfolio docente
enquanto estratégia avaliativa (formativa e sumativa), no âmbito da
avaliação do desempenho docente (ADD).
Do ponto de vista metodológico, o estudo foi desenvolvido segundo
uma metodologia de natureza mista na medida em que recorreu a
abordagens qualitativas e quantitativas para recolha, tratamento e
análise de dados.
Através de um inquérito por questionário recolheram-se opiniões de
professores que desenvolveram um portfolio enquanto instrumento
avaliativo do seu desempenho.
Os resultados obtidos são consistentes com a literatura: o
inconveniente mais apontado foi a falta de tempo e os benefícios mais
referidos apontam o portfolio como (i) instrumento promotor de
competências organizativas e (ii) capaz de salientar a importância da
reflexão sobre as práticas e a importância da planificação da ação
educativa.
Constatou-se, ainda, que os professores não pretendem dar
continuidade a esta estratégia no âmbito do seu desenvolvimento
profissional. Admitem, contudo, partilhá-lo com os seus pares. This study considers the use of teachersʼ portfolio as an evaluation strategy of Teachers Evaluation. Through a questionnaire survey we collected opinions of teachers who have used a portfolio as an instrument of their performance evaluation, The study used a mixed methodology, relying on qualitative and quantitative approaches for collecting, processing and analyzing data. The results are consistent with the literature: the most relevant inconvenient was the lack of time and the most referred benefits identify to the portfolio as (i) an instrument to promote organizational skills and (ii) the ability to highlight the importance of reflection on practice and planning of educational action. It was observed that teachers do not intend to continue using this strategy as part of their professional development. They admit, however, share it with their peers. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10385 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 7.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.