Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10385
Title: Portfolio e avaliação do desempenho docente
Author: Costa, Paula Raquel Figueiredo
Advisor: Silva, José Alexandre da Rocha Ventura
Keywords: Avaliação de professores
Avaliação de desempenho
Auto-avaliação
Portfólio
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo perspetiva o desenvolvimento do portfolio docente enquanto estratégia avaliativa (formativa e sumativa), no âmbito da avaliação do desempenho docente (ADD). Do ponto de vista metodológico, o estudo foi desenvolvido segundo uma metodologia de natureza mista na medida em que recorreu a abordagens qualitativas e quantitativas para recolha, tratamento e análise de dados. Através de um inquérito por questionário recolheram-se opiniões de professores que desenvolveram um portfolio enquanto instrumento avaliativo do seu desempenho. Os resultados obtidos são consistentes com a literatura: o inconveniente mais apontado foi a falta de tempo e os benefícios mais referidos apontam o portfolio como (i) instrumento promotor de competências organizativas e (ii) capaz de salientar a importância da reflexão sobre as práticas e a importância da planificação da ação educativa. Constatou-se, ainda, que os professores não pretendem dar continuidade a esta estratégia no âmbito do seu desenvolvimento profissional. Admitem, contudo, partilhá-lo com os seus pares.
This study considers the use of teachersʼ portfolio as an evaluation strategy of Teachers Evaluation. Through a questionnaire survey we collected opinions of teachers who have used a portfolio as an instrument of their performance evaluation, The study used a mixed methodology, relying on qualitative and quantitative approaches for collecting, processing and analyzing data. The results are consistent with the literature: the most relevant inconvenient was the lack of time and the most referred benefits identify to the portfolio as (i) an instrument to promote organizational skills and (ii) the ability to highlight the importance of reflection on practice and planning of educational action. It was observed that teachers do not intend to continue using this strategy as part of their professional development. They admit, however, share it with their peers.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação
URI: http://hdl.handle.net/10773/10385
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf7.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.