Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10380
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospt
dc.contributor.authorUcha, Maria Carmen Alvarinhopt
dc.date.accessioned2013-05-08T11:35:53Z-
dc.date.available2013-05-08T11:35:53Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10380-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Educação Especialpt
dc.description.abstractA Escola inclusiva pressupõe uma escola aberta, onde todos devem aprender juntos quaisquer que sejam as suas diferenças. O presente estudo tem como finalidade a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo em escolas do terceiro ciclo e encontrar respostas, através de práticas e estratégias de sala de aula, facilitadoras da mesma. Realizámos esta investigação numa turma do oitavo ano de escolaridade, da qual fazem parte dois alunos com perturbações do espetro do autismo. A recolha de dados foi efetuada através de questionários a nove professores que lecionam na turma e de entrevistas aos dois encarregados de educação dos referidos alunos. Os resultados do estudo sugerem que o êxito da inclusão está dependente da política e cultura da escola e, principalmente, das práticas e estratégias implementadas na sala de aula.pt
dc.description.abstractThe inclusive school proposes a school open, where all should learn together, no matter what there differences are. This present study has its objective the inclusion of students with disorders such as autism in high schools, and to find answers trough in classroom practices and strategies that promote their inclusion. We made this research or investigation in a class of eight graders of which take part two students with this kind of disorder. The gathering of data was made through an inventory or questioners to nine teachers that teach the classes, and trough interviews of two adults responsible for the autism students. The results of this study suggest that the success of the inclusion of these students depend on the policy and culture of the school and specially is based on in-class practices and strategies.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectDesenvolvimento dos currículos: Ensino básico 3º ciclopt
dc.subjectCurrículos centrados nos alunospt
dc.subjectTécnicas pedagógicaspt
dc.subjectAutismopt
dc.subjectIntegração escolarpt
dc.titlePerturbações do espetro do autismo no 3º ciclo do ensino básicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.