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Title: O processo supervisivo na formação contínua em matemática no 1º CEB
Author: Varandas, Maria Teresa
Advisor: Neto, Teresa
Keywords: Supervisão de professores
Professores de matemática
Ensino da matemática: Ensino básico 1º ciclo
Prática pedagógica
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Procurámos, neste estudo, descrever a perspetiva dos professores formandos do Programa de Formação Contínua em Matemática do 1.º ciclo sobre as sessões de acompanhamento/supervisão em sala de aula, e analisar e descrever a adequação didática das tarefas implementadas à luz da perspetiva ontossemiótica. Aliados a uma ampla revisão da literatura, em torno das áreas acima referidas, formularam-se os objetivos e as questões investigativas, às quais se pretendeu dar resposta. Dada a problemática em estudo optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, utilizando para a recolha de dados a análise das reflexões das tarefas implementadas, constantes nos portfólios de três formandas e, de entrevistas realizadas às mesmas. Para tratamento dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, no presente contexto educativo, a supervisão na formação contínua, entendida segundo os pressupostos teóricos atuais, poderá permitir ultrapassar muitos dos condicionalismos existentes, promovendo, ainda, um acréscimo de auto-implicação que poderá facilitar a apropriação de mudanças concetuais e de uma alteração efetiva nas práticas letivas. A adequação didática das tarefas foi investigada recorrendo às dimensões epistémica, mediacional e ecológica. A análise permitiu identificar a natureza das tarefas implementadas, o tipo de discurso, o uso de material manipulável, a comunicação e a partilha como fatores que favorecem a validade e adequação deste Programa de Formação para a sua implementação na sala de aula. Emerge, também, deste estudo a necessidade de reestruturar o atual sistema de formação contínua associado à mera obtenção de créditos para progressão na carreira e, por conseguinte o de avaliação de desempenho docente de forma a potenciar e valorizar positivamente a auto-implicação dos professores. Todavia, enquanto tal não se concretizar é necessário continuar a privilegiar a formação centrada na escola, pois possibilita uma resposta contextualizada, adequada e em tempo útil às necessidades desta organização que se pretende inteligente e aprendente.
In this study, we tried to describe the perspective of trainee teachers Continuous Training Program, in Mathematics 1sh cycle, on the monitoring/supervision sessions in the classroom, and also analyzed and describe the educational adequacy of tasks implemented in the light of the ontosemiotic perspective. Coupled with an extensive literature review, around the areas mentioned above, were formulated objectives and investigative questions, which were intended to respond. According to the problems in study we choosed a qualitative methodology, using for data collection analysis of reflections of the tasks implemented, constants in the portfolios in three trainees and interviews. Content’s analysis was used for data treatment. The results obtained allowed us to conclude that, in the present educational context, continuous training’s supervision, understood according to the current theoretical assumptions, may obviate many of the existing constraints, by promoting an increase of self-implication that may facilitate the appropriation of conceptual changes and an effective school practices change. The adequacy of teaching tasks was investigated using epistemic, mediational and ecological dimensions. The analysis revealed that the nature of the tasks implemented, the type of discourse, the use of manipulable materials, communication and sharing as factors favoring the validity and appropriateness of this training program for its implementation in the classroom. . From this study also emerges the need to restructure the current continuous training system associated with the credits achievement for career advancement and, therefore the teacher assessment in order to promote and enhance a positive self-implication of teachers. However, while such is not achieved it is necessary to continue to focus on the school-centered training, because it allows on response, appropriate and contextualized in a timely manner to the needs of this organization which aims to be intelligent and learner.
Description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/10354
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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