Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10341
Title: O trabalho de grupo e a aprendizagem cooperativa no 1º CEB
Author: Valente, Ana Sofia Bessa
Advisor: Tomaz, Ana Carlota
Keywords: Prática pedagógica
Técnicas da aula
Estratégias da aprendizagem
Aprendizagem cooperativa
Trabalho de grupo
Ensino básico 1º ciclo
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório Final de estágio articula-se com o projeto de intervenção e de investigação que desenvolvemos, no contexto de Prática Pedagógica Supervisionada A2 e insere-se na temática da Gestão e Organização do processo de ensino e de aprendizagem, mais exatamente na estratégia do trabalho de grupo segundo as características da aprendizagem cooperativa. Este projeto foi implementado numa turma do 2º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico. As razões da escolha deste tema prendem-se com as características das sociedades contemporâneas que exigem que a escola e os professores garantam a todos alunos competências que lhes permitem dar resposta, com responsabilidade, e na salvaguarda dos valores democráticos, aos desafios e exigências que estas sociedades colocam, entre os quais destacamos a importância de trabalhar com o(s) outro(s) de forma cooperativa. Este projeto possui características de investigação-ação, utilizando instrumentos de recolha de dados tais como a observação, as notas de campo, as videogravações das sessões realizadas, as fichas de registo de autoavaliação de grupo e o inquérito por questionário realizado aos alunos, participantes no projeto, no final da implementação do mesmo.Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, para os alunos desenvolverem as skills necessárias para a elaboração de um trabalho de grupo desta natureza, é essencial uma ação estratégica e intencional por parte do professor sendo necessário muito trabalho, tempo e persistência por parte do professor, pois consiste numa estratégia morosa e trabalhosa.
This present Final Report it’s related with the intervention and investigation project that we developed at the context of Prática Pedagógica Supervisionada A2 and which theme is management and organization of teaching and learning, more precisely in the strategy group work according to the characteristics of cooperative learning. This project was implemented in a class of 2nd year, 1st Cycle of Basic Education. The reasons for choosing this theme are related to the characteristics of contemporary societies that require that the school and the teachers ensure to all students skills that allow them to answer with responsibly, and in safeguarding of democratic values, challenges and demands that these societies requires, among which we highlight the importance of working with the other(s) in a cooperative way. This project has the characteristics of action-research, using several data instruments such as observation, field notes, video recordings of the sessions, the record sheet of self-assessment group and questionnaire survey carried out to students that participated in the project, at the end of implementation. The results allowed us to conclude that for students to develop the skills needed to produce a group work of this nature, is essential to be aware that is needed a lot of work, time and persistence from the teacher.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/10341
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7239.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.