Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1029
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArroteia, Jorge de Carvalhopor
dc.contributor.authorCruz, Maria de Lurdes Moutinho dapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:30:41Z-
dc.date.available2011-04-19T13:30:41Z-
dc.date.issued2008por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1029-
dc.descriptionMestrado em Análise Social e Administração da Educaçãopor
dc.description.abstractA educação de infância é considerada desde 1973 (com a reforma de Veiga Simão), como um nível do sistema educativo, muito embora envolta numa certa ambiguidade quanto à definição do seu papel. Hoje reconhecida como 1ª etapa de um processo de formação integral da criança com influências positivas no seu sucesso educativo é por demais importante perceber os meandros da articulação que existem ou devem existir entre esta e o nível subsequente numa lógica de continuidade educativa. Neste projecto pretende-se reflectir sobre as práticas dos professores do 1º Ciclo e Educadores de Infância quanto à articulação entre estes dois ciclos. Se o facto de pertencerem a uma organização cujos princípios de acção são, entre outros promover a articulação entre ciclos, facilita o estabelecimento de relações profícuas de trabalho e ainda compreender o processo de apropriação e execução das escolas aos normativos legais. Estabelecer a articulação e promover a continuidade, pressupõe que os professores (principalmente os que vão receber a primeira classe), e educadores, programem conjuntamente o currículo, desenvolvam actividades conjuntas e estabeleçam comunicação (formal ou informal), tanto no que diz respeito ao desempenho das crianças como às metodologias e estratégias de acção. É mediante o entendimento dessas práticas, muitas vezes constituintes de um currículo oculto, e na previsibilidade das mesmas que se situa o cerne da organização das estratégias inovadoras promotoras da mudança e desenvolvimento das práticas educativas. Ao bom desenvolvimento de um processo de articulação curricular assiste a criação de um sistema organizado de acção, gerador de um processo de influência entre elementos com base numa comunicação eficaz. Pretendemos com a nossa investigação perceber como se organiza a articulação, fazendo uma abordagem transversal partindo do sistema, atravessando o Agrupamento, chegando ao contexto escolar e às dinâmicas da sala de aula. Os objectivos a que nos propusémos com este trabalho levaram-nos a adoptar uma metodologia de carácter qualitativo, cuja intenção é perceber os comportamentos dos actores intervenientes num determinado contexto. De entre as várias abordagens que esta tendência metodológica engloba, optámos pelo estudo de caso, que nos permite a utilização de vários métodos de investigação e adequa-se a investigadores isolados, que sobre um determinado aspecto de um problema pretendem aprofundar o conhecimento. De acordo com os nossos objectivos e a natureza do nosso objecto de estudo, utilizámos como fontes e instrumentos de recolha de dados, a entrevista e a análise documental, Efectivamente verificamos que as actuações de cada docente resultam da concepção pré-estabelecida que cada um tem da sua profissão e da forma como a vivem, independentemente do papel que assumem na promoção da articulação curricular. ABSTRACT: Pre-school or kindergarten has been considered since 1973 (with the Veiga Simão reform in Portugal) as one of the levels of the Portuguese Educational System despite the ambiguity concerning the role which it plays. Nowadays, because it is considered the first stage of the formation process of the child with all the positive influences it can have in its educational success, it is furthermore important that we understand the levels of articulation that exist, or should exist, between this level of education and the next in a logics of educational continuity. In this project, we intend to reflect upon the practices of the Primary teachers and those of the kindergarten ones as far as the articulation of these two school cycles is concerned. The fact that they both are part of a unique organization whose main principles are, among many others, to promote the articulation within the school cycles, fosters the existence of positive work relations and it also helps us somehow to understand how schools apply their work based on the legislation. Establishing the articulation on the one hand, and promoting continuity on the other, must consider that the teachers (especially those that will lecture first class), and educators as well, shall together program the curriculum, develop activities together and establish (formal or informal) communication as far as their children's performance is concerned and also in relation to the methodologies and strategies they adopt. It is with the understanding of these practises, most of the times part of the occult curriculum, and in their predictability, that we can find the core of the organization of the innovative strategies which will promote change and development in the educational practises. An optimal development of a process of curricular articulation requires the creation of an organized system of action which will thus generate a process of influence amongst the interveners based on an efficient communication process. We, therefore, wish with this investigation to understand how this articulation is organized, by studying the educational system itself, then the Agrupamento, and finally the school context and the dynamics that occurs in the classroom. We, therefore, chose to develop a case study which allows the use of various methods of investigation and, on the other hand, adapts to isolated investigators who somehow intend to explore different areas of knowledge. The method of recollection of information and the goals we wish to achieve with this work led us to adopt a qualitative methodology which we expect will help us to understand the behaviour(s) of the different actors in a specific context. Bearing in mind our goals and the nature of our study object, we used as primary sources of data recollection interviews and documental analysis. We, in fact, verified that the procedures of each teacher had to do with the preestablished conception each one of them had of their profession and the way they effectively lived it in spite of the role they assume in the promotion of the curricular articulation.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000227640por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdministração do ensinopor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopor
dc.subjectPapel dos professorespor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.titleArticulação curricular entre a EB1 e o jardim-de-infância : práticas docentespor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009001015.pdf900.39 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.