Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10241
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dc.contributor.advisorSargento, Susanapt
dc.contributor.advisorOliveira, Arnaldo Silva Rodrigues dept
dc.contributor.authorDias, Jorge Filipept
dc.date.accessioned2013-04-19T10:17:53Z-
dc.date.available2013-04-19T10:17:53Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10241-
dc.descriptionMestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicaçõespt
dc.description.abstractAs redes veiculares têm emergido com o objetivo de aumentarem a segurança nas estradas e também de providenciarem viagens mais confortáveis aos passageiros e condutores, utilizando para tal comunicações entre veículos ou entre veículos e infraestruturas colocadas ao longo das estradas. Devido ao facto de estas redes serem constituídas por veículos, estas vão enfrentar uma serie de desafios, como: elevada mobilidade, frequentes perdas ligações, particionamento da rede, etc.. Face a estes desafios, o trabalho realizado nesta Dissertação pretende desenvolver mecanismos capazes de providenciar handover transparente entre as varias estações fixas. Foram também estudados vários mecanismos de encaminhamento, pretendendo-se perceber quais poderiam ser utilizados em redes veiculares, e quais as adaptações necessárias para tal. Nas redes veiculares cada nó deve ser capaz de encaminhar a informação para os restantes, assim, torna-se necessário a utilização de protocolos de encaminhamento. Deste modo foram estudados três protocolos de encaminhamento para redes ad-hoc, concluindo-se que os protocolos BABEL e B.A.T.M.A.N. se podem adaptar a redes veiculares, ao contrário do protocolo OLSR. No entanto, foi também possível concluir que estes não são capazes de suportar a mobilidade dos veículos entre as varias estações fixas, sendo assim necessária a utilização de mecanismos capazes de o fazer. De forma a ser possível efetuar handover rápido e transparente e necessário utilizar um protocolo de mobilidade que ir a garantir a continuidade do endereço de IP e da sessão, efetuando todo o processo de registo necessário para tal. Sabendo desta necessidade, foram estudados dois protocolos de mobilidade, o MIPv6 e o PMIPv6, com o objetivo de se perceber qual apresenta melhor desempenho e qual se adapta melhor a VANETs. Ambos os protocolos evidenciaram limitações que impediam a realização de handover transparente. Para fazer face a estas limitaçõoes foram desenvolvidos mecanismos para as ultrapassar. Para alem do protocolo de mobilidade, para que se efetue um handover eficiente, e necessário utilizar um mecanismo que monitorize as redes existentes, faça a ligação ao com estas e comunique com o protocolo de mobilidade, ou seja, um gestor de conetividade, o qual foi também desenvolvido no âmbito desta Dissertação. Devido a existência de uma grande diversidade de tecnologias sem os de acesso a rede, pretende-se perceber até que ponto a utilização da norma IEEE 802.11p, criada especificamente para redes veiculares, melhora o desempenho durante o handover, em comparação com o desempenho obtido através das tecnologias de acesso a rede mais comuns, como o Wi-Fi e o 3G. Para tal utilizaram-se três tecnologias: o IEEE 802.11p, IEEE 802.11g e o 3G. Os resultados obtidos mostram que o PMIPv6 apresenta um desempenho global superior ao MIPv6, especialmente quando utilizada a tecnologia IEEE 802.11p. Observou-se também que utilizando o PMIPv6 e possível realizar handover entre duas redes IEEE 802.11p sem que exista qualquer perda de dados durante o processo, mesmo quando esta se faz a uma velocidade elevada. Alem disso, verificou-se também que o 3G não e adequado para comunicações veiculares que tenham restrições de latência.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia electrónicapt
dc.subjectSistemas de comunicação móveispt
dc.subjectMobilidadept
dc.subjectProtocolos de redespt
dc.titleMobilidade em comunicações veicularespt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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