Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10157
Title: | Audiação e imitação como estratégias de aprendizagem de um instrumento |
Author: | Ramos, Teresa Daniela Martinho |
Advisor: | Santana, Helena |
Keywords: | Educação musical Técnicas instrumentais Percepção musical Processo de aprendizagem Memorização Competências de estudo Oboé |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este projeto teve como objetivo principal observar a influência da audiação e da imitação como estratégias de memorização no desenvolvimento da motivação nos alunos para o estudo do instrumento musical, analisando também o seu impacto na aquisição de competências cognitivas, performativas e musicais. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que investigaram esta temática procurando, assim, fundamentar a importância da presente pesquisa. Aplicou-se o estudo a um conjunto de alunos de instrumento – oboé – do ensino vocacional da música, distribuídos por um grupo de controlo e por um grupo experimental. A investigação levada a cabo compara a influência e relevância da memorização e dos processos de audiação e imitação, como estratégia para a aprendizagem de um instrumento musical, versus a aprendizagem através de leitura de partitura para a aquisição das mesmas competências. This project aimed to observe the influence of audiation and imitation, as memory strategies in the development of students’ motivation to study the musical instrument also, analyzing their impact on the acquisition of cognitive, performative and musical skills. In the literature review a study is performed, about the authors who have investigated this subject, looking to substantiate the importance of this research. The study was applied to a group of students of instrument - oboe – of the vocational teaching of music, spread over a control group and an experimental group. The research undertaken compares the influence and importance of memorizing and the processes of audiation and imitation, as a strategy for learning a musical instrument, versus learning through score reading for the acquisition of these same skills. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10157 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Teresa Ramos.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.