Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10156
Title: A Wiki no desenvolvimento de competências de escrita em inglês: um estudo no ensino secundário
Author: Ramos, Maria Celeste Correia
Advisor: Dias, Ana Jorge Balula Pereira
Keywords: Ciências da educação
Ensino de uma segunda língua - Língua inglesa
Tecnologias da informação
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Para a maioria dos alunos a internet constitui a primeira fonte de informação. O uso de recursos e ferramentas da Web 2.0 no processo de ensino aprendizagem torna-se cada vez mais pertinente já que promove novas formas de aprender, de pensar e de ensinar dando ao aluno um papel que não se compadece com a passividade mas que, pelo contrário, lhe exige competências para analisar e avaliar criticamente a informação produzindo conhecimento para si e para partilhar com seus pares. Assim, é importante que os professores vejam o computador e a internet como ferramentas cognitivas e promovam a integração das TIC no currículo. Tendo como metas o uso sistemático das TIC, numa tentativa de motivação e aumento de interesse, pretende-se que os alunos adiram à escrita em inglês (língua estrangeira) de uma forma colaborativa, aprendendo com os seus pares e criando hábitos de escrita de textos de extensão média. A aprendizagem colaborativa da língua estrangeira é valorizada por permitir ao aluno uma participação mais ativa no processo ensino/aprendizagem levando a cabo uma tarefa comum, aprendendo com os pares, mostrando o seu conhecimento para ser visível por outros e co construindo o conhecimento no decorrer da atividade. Assim, em termos de metodologia, optou-se pelo estudo de caso, sendo que se pretendeu avaliar, se, na perspetiva dos alunos, o uso da Wiki com uma turma de 10.º ano de escolaridade, poderia fomentar o desenvolvimento do seu sentido de autonomia e a sua motivação para a produção escrita em língua inglesa. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que, embora inicialmente alguns alunos apresentassem resistência à estratégia adotada, no decorrer do estudo tais resistências foram sendo debeladas e no final os alunos valorizaram a experiência e assumiram que aprenderam a escrever mais e melhor em inglês. Os resultados mostram, então, que o uso da Wiki incentivou a aprendizagem colaborativa e contribuiu para um maior envolvimento, empenho e trabalho dos alunos. A conclusão que se impõe é que o uso das Web 2.0 constitui estratégia eficaz para integrar na prática letiva, orientando os alunos na construção do conhecimento e rentabilizando as potencialidades que a internet tem para oferecer.
For the majority of students the internet is their first source of information. The use of resources and tools from the Web 2.0 in the process of teaching/learning becomes more and more relevant as it promotes new ways of learning, of thinking and of teaching giving the student a role that does not comply with the passivity but, on the contrary, demands from him/her abilities to analyse and evaluate critically the information thus producing knowledge for himself and to be shared with his peers. So, it is important that teachers see the computer and the internet as cognitive tools and promote the integration of ICT in the curriculum. Having as objectives the systematic use of ICT in an effort of motivation and increase of interest, the idea is to make students embrace writing in English (foreign language) in a collaborative way, learning from and with their peers and getting used to writing medium sized texts. Collaborative learning of the foreign language is valued as it allows the student a more active participation in the process of learning by carrying out a common task, by learning with the peers, by showing their knowledge so as to be visible by others and co-building knowledge during the activity. Thus, in what concerns methodology, we opted for the case study, and it was meant to evaluate, in the vision of the students, if the use of the wiki with a class from the 10th form, could promote the development of their sense of autonomy and their motivation for written production in the English language. The analysis of the acquired data led to the conclusion that, although initially some students resisted the adopted strategy, all through the study those resistances became thinner and thinner and in the end the students valued and emphasized the experience and assumed that they learnt more and better in English. The results show, therefore, that the use of the Wiki stimulated collaborative learning and contributed to a bigger involvement, endeavor and work from the students. The conclusion to be drawn is that the use of the Web 2.0 is an effective strategy to integrate in classes, guiding the students in the construction of their own knowledge and getting the most from the capabilities internet has to offer.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação
URI: http://hdl.handle.net/10773/10156
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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