Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/1013
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, António Maria | por |
dc.contributor.author | Pereira, Cristina Canha dos Santos | por |
dc.coverage.spatial | Aveiro | por |
dc.date.accessioned | 2011-04-19T13:30:29Z | - |
dc.date.available | 2011-04-19T13:30:29Z | - |
dc.date.issued | 2007 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/1013 | - |
dc.description | Mestrado em Análise Social e Administração da Educação | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe-se divulgar e compreender as representações de famílias e professores, no que se refere ao empreendimento da relação escola/família, a partir de uma abordagem comunicacional das relações nas organizações escolares do primeiro ciclo. O fenómeno da comunicação é frequentemente enunciado como uma ferramenta básica que os gestores e actores sociais devem usar no contexto da organização. Esta constatação surge do conhecimento da influência que os meios de comunicação têm na solidificação das relações internas e externas de uma organização, influência que é, aliás, narrada por diversos autores da área das ciências da comunicação. Este trabalho visa, assim, contribuir para o conhecimento da comunicação como um fenómeno influente na estruturação da relação escola/família. Através das representações que os actores detêm da comunicação, aferimos alguns padrões comunicacionais que terão eventualmente influência na manutenção das relações escola/família. ABSTRACT: The present work proposes to spread and to understand the representations of families and teachers in what school/family refers to in the undertaking of that relation, from a communicational approach of the relations in primary schools organizations. The communication phenomenon is frequently expressed like a basic tool that managers and social actors must use in the organizational context. This observation appears of the understanding that communication have influence in the solidification of the internal and external relations of an organization. So, this work aims to contribute to the knowledge of the communicative phenomenon in the structuring of school/family relation. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.relation.uri | http://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000213360 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Administração da educação | por |
dc.subject | Organização escolar | por |
dc.subject | Comunicação organizacional | por |
dc.subject | Relações escola-família | por |
dc.subject | Ensino básico 1º ciclo | por |
dc.title | Comunicação e relação escola/família : o caso do 1º ciclo | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | por |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008001287.pdf | 2.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.