Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10048
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSardo, Susanapt
dc.contributor.authorBorges, Gabriel Saliba ept
dc.date.accessioned2013-04-02T15:28:48Z-
dc.date.available2013-04-02T15:28:48Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10048-
dc.descriptionMestrado em Músicapt
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade complementar o projeto de performance musical que se baseia em três obras para violoncelo e piano de distintos compositores brasileiros, compostas no período em que estes compartilhavam os mesmos ideais nacionalistas, porém expressados de formas diferentes. Francisco Mignone, José Guerra Vicente e Camargo Guarnieri, contemporâneos e que figuram entre os grandes compositores brasileiros do séc. XX, fazem parte do hall de compositores nacionais, a que se soma Heitor Villa-Lobos, que muito contribuíram para a consolidação do repertório brasileiro para violoncelo. As obras abordadas neste documento serão a Sonata nº1 para violoncelo e piano (1931) de Camargo Guarnieri, a Modinha (1939) de Francisco Mignone e as Cenas Cariocas (1961) de José Guerra Vicente, as quais apresento uma explanação histórica e sobre seus conteúdos nacionalistas. O movimento nacionalista brasileiro surgiu no início do século XX, com a intenção de se criar uma verdadeira “identidade” nacional, e romper com os dogmas do romantismo tardio europeu que comandava toda a produção musical brasileira de até então. Dentre todos os nacionalistas, se destacou a figura do poeta, ensaísta e musicólogo Mário de Andrade, que através de seus textos e publicações comandou todo movimento, exercendo influências diretas sobre vários compositores. Além dos enfoques voltados às obras, apresento uma visão do Nacionalismo enquanto movimento histórico, intelectual e cultural do Brasil, e os aspectos biográficos do trio de compositores.pt
dc.description.abstractThis study aims to complement the project on musical performance that was based on three musical works for cello and piano by Brazilian the composers Francisco Mignone, José Guerra Vicente and Camargo Guarnieri. These composers and performers shared the same nationalistic ideals, but expressed it in different ways. They belong to a historical generation of composers to which we can add Heitor Villa-Lobos, who greatly contributed to the growth of the Brazilian repertoire for cello. The musical works covered in this document are the Sonata nº1 for cello and piano (1931) of Camargo Guarnieri, the Modinha (1939) of Francisco Mignone and Cenas Cariocas (1961) of José Guerra Vicente, which represent very important examples of the nationalistic aesthetic movement. The Brazilian nationalist movement emerged in the early twentieth century, with the intention of creating a “true national identity”, and breaking with the tenets of European late Romanticism that commanded the whole Brazilian musical production until then. Among intellectual nationalists stood the figure of the poet, essayist and musicologist Mário de Andrade, who, through his writings and speeches, exerted direct influence on many composers. In this dissertation I will present both the contextualization of the nationalistic movement in Brazil, especially related to music, and biographic aspects and analyses of the composers represented.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHistória da músicapt
dc.subjectCompositores - Brasil - Séc. 20pt
dc.subjectAnálise musicalpt
dc.subjectVioloncelopt
dc.subjectPianopt
dc.titleObras nacionalistas brasileiras para violoncelo e pianopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_Gabriel Borges.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.