Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10038
Title: O impacto da frequência de uma banda na aprendizagem do clarinete
Author: Tavares, Sérgio Manuel Teixeira
Advisor: Silva, Luís Manuel Gonçalves da
Santana, Helena
Keywords: Educação musical
Bandas de música
Clarinete
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente dissertação de mestrado visa o estudo do impacto da frequência de uma banda filarmónica na aprendizagem do clarinete em escolas oficiais de música e tem como principal objetivo qualificar e quantificar o referido impacto comparando alunos que frequentam e não frequentam banda filarmónica. A avaliação dos alunos vai incidir ao nível técnico, musical e performativo. O projeto foi testado junto de 40 alunos do 1.º grau, divididos em dois grupos de 20 alunos, de acordo com a frequência ou não de uma banda filarmónica. Os resultados mostraram um rácio significativamente positivo para os alunos que frequentam bandas filarmónicas onde a grande maioria destes alunos mostram melhor desenvolvimento na aprendizagem do instrumento. Note-se que no entanto, pelo cariz exploratório deste estudo, que consideramos que os resultados obtidos poderão apoiar a realização de uma investigação futura mais vasta e profunda que possa beneficiar um leque mais alargado de indivíduos (docentes e alunos).
This dissertation aims to study the impact of the frequency of a philharmonic band in learning the clarinet in official schools of music and has as main objective to qualify and quantify the impact that comparing students attending and not attending philharmonic band. Assessment of students will relate to the technical, musical and performative. The project was tested with 40 students from 1st grade, divided into two groups of 20 students, according to the frequency or absence of a philharmonic band. The results showed a ratio significantly positive for the students who attend philharmonic bands where the vast majority of these students show better development in learning the instrument. Note that however, the exploratory nature of this study, we consider that the results may support the conduct future research a wider and deeper that could benefit a wider range of individuals (teachers and students).
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/10038
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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