Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10026
Title: Contributo para o aperfeiçoamento do EarMaster 5 no ensino da harmonia
Author: Sousa, Ricardo Miguel Teixeira de
Advisor: Caspurro, Helena
Keywords: Educação musical
Ensino multimédia
Audição
Harmonia (Música)
Programas de computador
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este projeto tem como grande finalidade o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da música, no âmbito da compreensão auditiva. São seus objetivos específicos a análise e aperfeiçoamento dos recursos propostos pelo Software EarMaster Pro 5, concretamente no domínio do ensino da harmonia, tendo em vista a sua aplicação educativa na disciplina de Formação Musical, em graus iniciais do seu estudo. Os problemas identificados são os seguintes: 1) constatação de que os alunos demonstram dificuldades na compreensão harmónica, nomeadamente no que concerne à identificação de funções tonais em contextos de progressão harmónica, possivelmente resultantes de processos de ensino pouco eficazes neste domínio; 2) verificação de que recursos atualmente disponíveis para o ensino e aprendizagem de competências harmónicas, como o Software EarMaster Pro 5, apesar de terem sido concebidos para essa finalidade, revelam, sob ponto de vista didático, não abranger metodologias e estratégias suficientes para o seu desenvolvimento – constatação que tem por base bibliografia pedagógica desenvolvida sobretudo ao longo dos dois últimos séculos. Para o empreendimento deste trabalho optou-se por fazer um levantamento e análise de conceitos teóricos e metodologias que, versando sobre processos de ensino e aprendizagem da harmonia, com base em competências auditivas e sensoriais, permitissem desenvolver um trabalho de reconstituição e aperfeiçoamento do Software EarMaster Pro 5 pedagogicamente fundamentado – efetivamente, o principal objetivo deste estudo. A aplicação e aferição de algumas das estratégias e recursos propostos foram realizadas na disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Música, concretamente nas turmas dos 2º e 3º grau do Conservatório de Música do Vale do Sousa.
The main aim in this project is to develop the teaching and learning skills in Music, in the field of listening comprehension. My specific goals are: the analysis and improvement of the proposed resources by EarMaster Pro 5 Software, specifically in the field of harmony teaching, accounting for its educative application in the Musical Tuition subject, in degrees the initials study. These ate the problems detected: 1) confirmation that pupils show difficulties in harmonic understanding, mainly when they have to identify the tonal functions in context of harmonic progression, possibly resulting from little effective teaching processes in this area; 2) verify that present resources available for teaching and learning of harmonic skills, like software EarMaster Pro 5, although they were conceived for that purpose, they reveal, from teaching point of view, not comprising enough methodologies and strategies for its development – confirmation based on pedagogic bibliography, developed, mainly, along the last two centuries. To develop this task, it was chosen to make a survey and analysis of the theoretical concepts and methodologies that, embracing harmony teaching and learning processes based on listening and sensorial skills, could allow a rebuilding and betterment of the EarMaster Pro 5 software pedagogically sustained – effectively the main goal in this survey. The application and checking of some of the strategies and resources proposed were done in the subject of Practical Supervised Tuition, integrated in the Master of Music Tuition, specifically at classes in the 2nd and 3rd degree at the Conservatório de Música do Vale do Sousa.
Description: Mestrado em Ensino da Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/10026
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6956.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.