Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1001
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeto-Mendes, António Augustopor
dc.contributor.authorGonçalves, Maria Goreti Oliveira Carvalhopor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:30:20Z-
dc.date.available2011-04-19T13:30:20Z-
dc.date.issued2007por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1001-
dc.descriptionMestrado em Análise Social e Administração da Educaçãopor
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a participação que envolve os docentes do 1.º ciclo do ensino básico e o conselho executivo de um agrupamento vertical de escolas, no contexto de uma organização escolar, quer em relação às orientações quer em relação às práticas. Conhecer as racionalidades que movem a participação de alguns actores à luz da imagem organizacional da escola como micropolítica e a importância, nesse contexto, do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação são objectivos norteadores deste estudo. O enquadramento metodológico do nosso estudo privilegia uma abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, recorrendo a técnicas de recolha de informação como a entrevista, o inquérito por questionário e a análise de documentos. Pelos dados apurados através deste estudo, verificamos que os docentes do 1.º CEB deste agrupamento privilegiam a comunicação verbal, em detrimento das TIC, como instrumento de participação. Essa comunicação realiza-se de forma cautelosa, típica de um comportamento micropolítico, em relação a alguns assuntos denominados de “mais delicados” e principalmente no uso de ferramentas ou em situações que permitam registos dessa participação. ABSTRACT: This work analyses the participation that involves primary school teachers and those in charge of managing a group of schools, in the context of a school organization, in what concerns both guidelines and practices. To get to know the rationalities that motivate the participation of some actors in light of the organizational image of the school as micropolitical and the importance, in that context, of the use of Information and Communication Technologies are the main objective of this work. The methodological framework of our study privileges a qualitative approach, and a case study is used, employing information gathering techniques such as the interview, the questionnaire and document analysis. From the data gathered through this study, we came to the conclusion that the primary school teachers of the group of schools studied privilege verbal communication in detriment of the use of Information and Communication Technologies, as an instrument of participation. This communication is undertaken in a cautious way, typical of a micropolitic behaviour, in what concerns some issues viewed as “more delicate” and mainly in what is connected with the use of tools or in situations that allow for records of this participation to be kept.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000213219por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdministração escolarpor
dc.subjectOrganização escolarpor
dc.subjectPolítica escolarpor
dc.subjectTecnologia educativapor
dc.subjectInternetpor
dc.titleA participação num agrupamento de escolas : o papel da Internetpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007001204.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.