Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/10018
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Francislê Neri dept
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Amália Fernandes Maiapt
dc.date.accessioned2013-03-27T16:57:27Z-
dc.date.available2013-03-27T16:57:27Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/10018-
dc.descriptionMestrado em Didática - Ciências para Professores de 3º CEB/SEC de Física e Químicapt
dc.description.abstractO mundo moderno exige jovens bem preparados para enfrentarem os desafios inerentes a sociedades fortemente competitivas, assentes na ciência e na tecnologia. É necessário, portanto, que a escola corresponda a essas exigências e que assuma um papel fundamental na formação de cidadãos cientificamente cultos. O insucesso na aprendizagem está muitas vezes relacionado com a deficiente apropriação dos conhecimentos anteriores por parte dos alunos. A tomada de consciência das dificuldades é crucial para que sejam superadas. Essa consciencialização surge frequentemente através dos conflitos cognitivos que ocorrem quando se discutem ideias com outros, nomeadamente com pares. Também o questionamento é um meio privilegiado para obter informações dos conhecimentos e dificuldades dos alunos. No ensino das ciências destaca-se a Química, pois é uma ciência fundamental para a nossa existência, cultura e qualidade de vida. As investigações, no entanto, mostram que os alunos têm dificuldades em várias áreas desta ciência e em particular em conceitos relacionados com o tema ácido/base. Nesta investigação criaram-se ambientes onde os alunos pudessem exprimir sem constrangimentos as suas opiniões e as suas interpretações de situações relacionadas com o tema ácido/base, procurando assim obter informações sobre saberes anteriores e dificuldades, bem como da possibilidade destes ambientes permitirem aprofundar conhecimentos e superar dúvidas. Para tal estabelecemos como eixos teóricos da nossa investigação o QUESTIONAMENTO e a APRENDIZAGEM POR PARES. A investigação foi levada a cabo em rede com uma outra que, com base nos mesmos eixos teóricos, foi desenvolvida no sentido de investigar a possibilidade dos alunos de uma turma do 8º ano iniciarem o estudo do tema ácido/base. Assim, os professores/investigadores criaram ambientes para que os alunos destas turmas desenvolvessem um trabalho conjunto. Foram, então, dinamizadas três aulas conjuntas com os alunos do 11º e do 8º ano. Foi também criado um grupo com todos os alunos e professores/investigadores na rede social Facebook com a intenção de promover também interações virtuais. A investigação desenvolveu-se em 2011/2012 numa turma do 11º ano da escola secundária de Estarreja. A investigadora era simultaneamente professora de Física e Química da turma. A investigação enquadrou-se num estudo de caso do tipo descritivo e índole qualitativa, não abdicando, no entanto, do recurso ao tratamento quantitativo de alguns dados. Dos resultados concluímos que a aprendizagem por pares e o incentivo ao questionamento parecem ter permitido que os alunos do 11º ano procedessem à revisão do tema ácido/base, aprofundassem ligeiramente os conhecimentos e foi possível detetar e superar dificuldades, embora neste caso haja algumas contradições nos resultados obtidos.pt
dc.description.abstractThe modern world requires well prepared young people to face the challenges of the highly competitive societies which are rooted in science and technology. It is therefore necessary that the school meets these requirements and assume a key role in the formation of scientifically educated citizens. The first step towards the success of this mission is for school to motivate students to learn sciences. The failure in learning is often related to poor previous lack of knowledge by students. It is therefore essential that the construction of knowledge, which to some extent is hierarchical, is based on solid foundations. The awareness of their difficulties is crucial to overcome them. This consciousness often comes through cognitive conflicts that occur when presenting ideas to others, including their pairs. Questioning is a privileged way of obtaining information on students' knowledge difficulties. Science education highlights chemistry as a fundamental science for our existence, culture and quality of life. Investigations, however, show that students have difficulties in various areas of chemistry and in particular on concepts of acids and bases. We conducted a research by creating environments where students can express their opinions without constraints and do their interpretations of situations related to the topic acids and bases, thus seeking information on previous knowledge and difficulties, as well as the possibility of these environments allowing for a deeper knowledge, overcoming doubts. To achieve these goals we set as theoretical axes of our investigation QUESTIONING and PEER LEARNING. Thus, we began a research project where we intend to study through questioning and interaction whether students in a class of 11th grade proceed to review and deepen the topic acids and bases. This research was carried out in a network with another, which based on the same theoretical axes, was developed to investigate the possibility of whether students in a class of 8th grade can begin the study of the topic acids and bases. Students in these classes were then put to work together to interact with each other in created environments. Three joint classes (AC) were carried out with students of the 11th and 8th grade. These classes were centered on group work with groups of 7 students from both classes. A group composed of all students and teachers / researchers was also created in the social network Facebook with the intention of promoting virtual interactions among students. The research was carried out in the academic year 2011/2012 in a 11th grade class at Escola Secundária de Estarreja. The researcher was simultaneously a physics and a chemistry teacher. The research has framed in a case study of descriptive and qualitative nature, not giving up, however, the use of quantitative treatment of some data. From the results we conclude that learning by peers and encouraging the questioning seem to have allowed students of 11th grade proceed with the revision of the topic acid / base, deepen slightly knowledge and it was possible to detect and overcome difficulties, although in this case there are some contradictions in the results achieved.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da químicapt
dc.subjectTécnicas da aula: Ensino básico 3º ciclo: Ensino secundário: Aveiro (Portugal)pt
dc.subjectTécnicas de interrogaçãopt
dc.subjectTrabalho de grupopt
dc.subjectWeb 2.0pt
dc.subjectRedes sociaispt
dc.titleAprendizagem por pares e questionamento na revisão do tema ácido/basept
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.