DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 A gestão curricular no percurso para a autonomia do aluno : um estudo de caso na disciplina de alemão
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/994

title: A gestão curricular no percurso para a autonomia do aluno : um estudo de caso na disciplina de alemão
authors: Beato, Elsa Marisa Ferreira
advisors: Alegre, Maria Teresa Murcho
keywords: Gestão curricular
Ensino de línguas
Língua alemã
Estratégias de aprendizagem
Escolas secundárias
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O sucesso escolar só pode ser uma realidade para todos os alunos se cada aluno aprender a gerir autonomamente o seu percurso de aprendizagem. Na legislação portuguesa está contemplada a autonomia das escolas o que permite implementar, em sala de aula, uma gestão flexível e individualizada do currículo. Reflectir sobre estes conceitos, sobre a escola, sobre o papel do aluno e o papel do professor conduziu-nos ao modelo que apresentamos. Para comprovar a pertinência do modelo testámo-lo numa turma de 10º ano da disciplina de Alemão. Os resultados obtidos comprovam que é possível implementar, nas nossas escolas, uma aprendizagem diferenciada se toda a comunidade educativa estipular métodos, estratégias e actividades que fomentem a autonomia do aluno. ABSTRACT: There can only be a successful academic attainment for every student if each one perceives to manage and accomplish his learning process autonomously. The Portuguese legislation contemplates school autonomy, which makes it possible to implement a flexible as well as personalized management of the curriculum. We have given these concepts: the role of the school, the students and the teachers a lot of reflection which has brought us to the model we are presenting. In order to prove and promote the importance of this model, we have put it to the test in a 10th grade, German class. The results corroborate that it is possible to implement a differentiated learning process, at our schools, if the whole of the student’s educational community stipulates and enforces various methods, strategies and activities which will provide students with more autonomy.
description: Mestrado em Gestão Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/994
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2007001022.pdf4.26 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2