Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/989
Título: A educação básica de adultos e a sua organização ao nível local
Autor: Valente, Cecília Maria Tavares
Orientador: Martins, António Maria
Palavras-chave: Aprendizagem na idade adulta
Educação de adultos
Data de Defesa: 2005
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A Educação Básica de Adultos surge como uma potenciadora do readquirir do sentido de pertença a uma comunidade. Cada vez mais se fundamentam as perspectivas que insistem na necessidade da Educação de Adultos se assumir como uma educação para o desenvolvimento. Assim, privilegiam-se as intervenções socioeducativas apostadas no envolvimento dos membros da comunidade e na identificação e solução dos problemas que os afectam. Esta lógica comunitária reverte para a questão do desenvolvimentolocal e para a promoção de práticas que o consubstanciem. Neste estudo, procura-se, numa primeira parte, contextualizar a Educação Básica de Adultos. Para tal, questiona-se a sociedade actual, na sua dupla actuação entre a globalização e a territorialização, bem como a Educação e a seu percurso até ao conceito de Educação ao Longo da Vida. De seguida, historia-se a Educação Básica de Adultos, dando relevo ao papel fundamental que esta pode ter nas comunidades e no Desenvolvimento Local. Neste contexto, as parcerias localmente construídas surgem como uma mais-valia e uma imprescindibilidade para a actuação deste subsistema de educação nas e com as comunidades especificas. Adoptando uma estratégia de “estudo de caso”, que se fundamenta, a investigação empírica centra-se num concelho do centro do país que se caracteriza, sucintamente, nas suas dimensões físicas e sociais. Da organização local da Educação Básica de Adultos e da sua adequação às necessidades e interesses das comunidades, bem como dos efeitos individuais e colectivos que o trabalho desenvolvido proporciona, se tenta dar conta na apresentação e discussão dos resultados. ABSTRACT: Adults’ Basic Education has emerged as an impulse in order to reacquire the sense of belonging to a community. Views insisting on the need of Adults’ Basic Education to assume itself as an education for the development are becoming more and more founded. That’s why socioeducational interventions interested in the engagementof the members of the community and the identification and solution of the problems which affect them have been founded. This community logic reverts to the question of local development and promotion of practices which consolidate it. In the first part of this essay, we’ve tried to picture the context of Adults’ Basic Education. So, we’ve put in question present society and its double actuation between globalization and territorialization, as well as Education and its course until the concept of Educationalong Life. Then, Adults’ Basic Education chronicled, mainly the essential role it can play in communities and in Local Development. In this context, locally built partnerships emerge as a profit and a must for the actuation of this sub-system of education in and with specific communities. On adopting a strategies of “case study” that is founded, the empiric research focuses on a council in the center of the country, which is briefly characterized in its physical and social features. In the presentation and discussion of results we’ve tried to give an accont of local organization of Adults’ Basic Education and its adjustment to the needs and interests of communities, as well as the individual and collective effects provided by the work carried out
URI: http://hdl.handle.net/10773/989
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2005001738.pdf1.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.