Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9856
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorConselho da Europapt
dc.contributor.authorCoelho, Carlos Meireles (trad.)pt
dc.contributor.authorFerreira, Ana Bela (trad.)pt
dc.date.accessioned2013-03-08T10:59:28Z-
dc.date.available2013-03-08T10:59:28Z-
dc.date.issued1981-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9856-
dc.descriptionCoE (1981). Declaração sobre a educação das crianças dos três aos oito anos, adotada na 12ª sessão da Conferência Permanente dos Ministros Europeus da Educação do Conselho da Europa, Lisboa, 3 e 4 de junho de 1981. Tradução de Carlos Meireles Coelho e Ana Bela Ferreira. Aveiro: Universidade de Aveiro.pt
dc.description.abstractA Conferência permanente dos Ministros europeus da Educação do Conselho da Europa, na sua 12.ª sessão (1981 em Lisboa), no seguimento dos estudos requeridos na 6.ª sessão (1969 em Versalhes) e seus resultados: Priorities in pre-school education / Les grandes priorités de l’éducation préscolaire, Strasbourg, CoE, CCC/EC, 1979), recomenda a continuação de estudos para generalizar a educação pré-escolar e a sua articulação com a educação primária. Valoriza particularmente o período dos 3 aos 8 anos de idade como decisivo para o futuro escolar de todas as crianças, onde é necessário garantir a igualdade de oportunidades na continuação das condições educativas e de guarda, e, para isso, os horários dos estabelecimentos têm de ser compatíveis com os horários dos pais que trabalham. Nalguns países a idade de escolaridade obrigatória está a baixar para melhor permitir a continuidade educativa de práticas, objectivos e métodos, devendo as boas práticas da educação pré-escolar ser continuadas pela educação primária. Educadores e professores da educação primária devem ser formados para que essa continuidade se torne uma realidade. Às crianças com particulares especificidades (incluindo as portadoras de deficiências) devem ser garantidas mais oportunidades e serem educadas todas umas com as outras em conjunto, com o intuito de cultivar a tolerância e o espírito de abertura desde a mais tenra idade. O envolvimento dos pais é necessário e determinante particularmente nestas idades.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectcontinuidade entre educação de infância e educação primáriapt
dc.subjecteducação dos 3 aos 8 anospt
dc.subjectescolaridade obrigatóriapt
dc.subjectfunção educativa e de guardapt
dc.subjectigualdade de oportunidadespt
dc.subjectintegraçãopt
dc.subjecttolerânciapt
dc.subjectenvolvimento dos paispt
dc.titleDeclaração sobre a educação das crianças dos três aos oito anospt
dc.title.alternativeStatement on Education of the three to eight year-oldspt
dc.title.alternativeDéclaration sur l’éducation des enfants de trois à huit anspt
dc.typereportpt
dc.peerreviewednopt
ua.publicationstatuspublishedpt
dc.relation.publisherversionhttp://hub.coe.int/web/coe-portalpt
Appears in Collections:DEP - Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1981 CoE 12.ª.pdfeducação dos três aos oito anos240.65 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.