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http://hdl.handle.net/10773/9856
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Conselho da Europa | pt |
dc.contributor.author | Coelho, Carlos Meireles (trad.) | pt |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Bela (trad.) | pt |
dc.date.accessioned | 2013-03-08T10:59:28Z | - |
dc.date.available | 2013-03-08T10:59:28Z | - |
dc.date.issued | 1981 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/9856 | - |
dc.description | CoE (1981). Declaração sobre a educação das crianças dos três aos oito anos, adotada na 12ª sessão da Conferência Permanente dos Ministros Europeus da Educação do Conselho da Europa, Lisboa, 3 e 4 de junho de 1981. Tradução de Carlos Meireles Coelho e Ana Bela Ferreira. Aveiro: Universidade de Aveiro. | pt |
dc.description.abstract | A Conferência permanente dos Ministros europeus da Educação do Conselho da Europa, na sua 12.ª sessão (1981 em Lisboa), no seguimento dos estudos requeridos na 6.ª sessão (1969 em Versalhes) e seus resultados: Priorities in pre-school education / Les grandes priorités de l’éducation préscolaire, Strasbourg, CoE, CCC/EC, 1979), recomenda a continuação de estudos para generalizar a educação pré-escolar e a sua articulação com a educação primária. Valoriza particularmente o período dos 3 aos 8 anos de idade como decisivo para o futuro escolar de todas as crianças, onde é necessário garantir a igualdade de oportunidades na continuação das condições educativas e de guarda, e, para isso, os horários dos estabelecimentos têm de ser compatíveis com os horários dos pais que trabalham. Nalguns países a idade de escolaridade obrigatória está a baixar para melhor permitir a continuidade educativa de práticas, objectivos e métodos, devendo as boas práticas da educação pré-escolar ser continuadas pela educação primária. Educadores e professores da educação primária devem ser formados para que essa continuidade se torne uma realidade. Às crianças com particulares especificidades (incluindo as portadoras de deficiências) devem ser garantidas mais oportunidades e serem educadas todas umas com as outras em conjunto, com o intuito de cultivar a tolerância e o espírito de abertura desde a mais tenra idade. O envolvimento dos pais é necessário e determinante particularmente nestas idades. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | continuidade entre educação de infância e educação primária | pt |
dc.subject | educação dos 3 aos 8 anos | pt |
dc.subject | escolaridade obrigatória | pt |
dc.subject | função educativa e de guarda | pt |
dc.subject | igualdade de oportunidades | pt |
dc.subject | integração | pt |
dc.subject | tolerância | pt |
dc.subject | envolvimento dos pais | pt |
dc.title | Declaração sobre a educação das crianças dos três aos oito anos | pt |
dc.title.alternative | Statement on Education of the three to eight year-olds | pt |
dc.title.alternative | Déclaration sur l’éducation des enfants de trois à huit ans | pt |
dc.type | report | pt |
dc.peerreviewed | no | pt |
ua.publicationstatus | published | pt |
dc.relation.publisherversion | http://hub.coe.int/web/coe-portal | pt |
Appears in Collections: | DEP - Relatórios |
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1981 CoE 12.ª.pdf | educação dos três aos oito anos | 240.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
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