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 Inadaptação do sistema escolar português
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/9855

title: Inadaptação do sistema escolar português
authors: Coelho, Carlos Meireles
keywords: reforma do sistema educativo
democratização da educação
igualdade de oportunidades
sucesso escolar
diferenciação curricular
formação profissional
pré-profissionalização
classes de apoio
pedagogia de apoio
educação especial
formação permanente de professores
issue date: 1980
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Em 1979, Ano Internacional da Criança, a reforma Veiga Simão (1973) não chegou a ser implementada e o sistema educativo português, apesar de algumas alterações pontuais após o 25 de Abril, encontra-se sem uma estrutura coerente para resolver os problemas dos mais de 3 milhões de crianças que temos: mantém-se um sistema selectivo, marginalizador e eliminatório para apurar os 5% que entrarão na universidade. O insucesso escolar atinge níveis inadmissíveis. Para a população considerada «inadaptada» não há lugar na escola nem educação especial. O sistema escolar português apresenta-se, assim, estruturalmente «inadaptado». Torna-se urgentemente necessário repensar os estudos da Unesco (1974) e da OCDE (1976), na sequência do Projecto Regional do Mediterrâneo, para termos um sistema educativo para todos, onde cada um seja orientado para aquilo por que tem interesse e manifesta aptidões, valorizando a diferenciação curricular e a formação profissional e a pré-profissionalização.
URI: http://hdl.handle.net/10773/9855
source: Revista da Universidade de Aveiro: série Ciências da Educação
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