Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9828
Title: O reconto escrito: um estudo realizado com alunos do 3º ano
Author: Francisco, Juliana Denise Pereira
Advisor: Pereira, Luísa Álvares
Keywords: Educação pré-escolar
Compreensão da leitura
Ensino básico 1º ciclo
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório de estágio teve como principal objetivo compreender de que forma é possível desenvolver competências de compreensão leitora e de produção escrita em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico através do estudo da estrutura da narrativa e do reconto escrito. Neste sentido, foi realizado um estudo de investigação-ação junto de alunos do 3.º ano de escolaridade, da Escola Básica de Chave, situada na Gafanha da Nazaré. O texto narrativo encontra-se presente na rotina diária do ser humano e acompanha-o desde sempre, sendo um dos primeiros tipos de texto com o qual contacta. A apreensão da sua estrutura é feita de uma forma quase intuitiva. Contudo, não quer dizer que esta mesma aquisição natural das propriedades do texto narrativo faça com que o indivíduo seja um leitor ou produtor de textos eficiente. Nesta medida, é fundamental que a escola e o professor forneçam ao aluno ferramentas que o ajudem a desconstruir o texto, no sentido de melhor perceber a sua constituição e características a ele inerentes. De modo a trabalhar este tipo de texto, especificamente o género “reconto”,junto do grupo de alunos, foi utilizado um modelo de estrutura do texto narrativo construído através dos modelos apontados por três autores que dedicaram o seu estudo à temática em evidência. De acordo com a análise de dados feita às atividades realizadas é de salientar que os alunos demonstram uma maior facilidade em certas categorias do texto narrativo – situação inicial (identificação dos personagens e ação inicial) e situação final (resultado final das ações) – em detrimento de outras – desenvolvimento (identificação das peripécias e sua localização espácio-temporal). Grosso modo, é necessário efetuar junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico atividades didáticas devidamente planeadas e fundamentadas que permitam trabalhar as diversas potencialidades do texto narrativo. Este projeto foi realizado de forma gradual e sistematizada de modo a ajudar o aluno a consciencializar-se da estruturação de texto do género narrativo com o intuito de desenvolver uma boa capacidade de compreensão leitora e de produção escrita.
This dissertation aims to examine ways of development of understanding skills regarding reading and writing production by Primary School students towards the study of narrative structure and written recount. Consequently, it was carried an investigation-action study with 3rd grade students from Chave’s Primary School, located in Gafanha da Nazaré. The narrative text represents a textual genre present on human’s daily routine and one of the first text types that humans explore ever since. The apprehension of its structure is made almost intuitively. Even so, it does not implicate that individuals are readers or efficient text producers. Regarding this, it is essential that the school and the teacher provide tools to the student for the deconstruction of the text regardingtheunderstanding of its constitution and its characteristics. In order to explore this textual genre along with the students it was used a model of structure designated by three authors that dedicated their study to this theme. According to the data analysis of these activities it is important to emphasize that some students have had less issuesabout certain categories of narrative text – initial situation (character identification and initial action) and final situation (actions final result) – in detriment of others – development ( identification of actions and its location in space and time). Finally, it is essential to develop along with Primary School students didactic activities properly planned and justified that allow to work the various potentialities of narrative text. This work ought to be done gradually and in a systematized way to help the student to be sensitive to the structure of narrative text genre and aiming the development of good reading comprehension and writing production skills.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/9828
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf4.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.