Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9797
Title: | Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico |
Author: | Vale, Isabel Pimentel, Teresa Barbosa, Ana Borralho, António Barbosa, Elsa Cabrita, Isabel Fonseca, Lina |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Texto Editores, Lda. |
Abstract: | Este livro é a nova edição de uma publicação, para apoio aos professores de Matemática do ensino básico, que surgiu no âmbito do projeto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspetivas e experiências curriculares de alunos e professores. Este projeto decorreu entre 2007 e 2010 e foi financiado pela FCT com a referência PTDC/CED/69287/2006. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quera a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projeto em causa reforça a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007), que, contrariamente aos programas dos anos 90 do século XX, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9797 |
ISBN: | 978-972-47-4588-6 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2011) Padrões em Matemática.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.