Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9796
Title: Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico
Author: Vale, Isabel
Pimentel, Teresa
Barbosa, Ana
Borralho, António
Barbosa, Elsa
Cabrita, Isabel
Fonseca, Lina
Issue Date: Mar-2009
Publisher: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Projecto Padrões
Abstract: Este caderno surge no âmbito do projecto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores e será o primeiro de um conjunto de dois para apoio dos professores de matemática do ensino básico. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projecto em causa reforça a perpspectiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007) que, contrariamente aos programas dos anos 90, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este primeiro caderno foca-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos de ensino.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9796
ISBN: 978-989-95980-2-7
Appears in Collections:CIDTFF - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2009) Padrões no Ensino e Aprend. da Mat.pdf2.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.