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Título: Consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar: fatores e consequências na aquisição e relação com a articulação verbal
Autor: Santos, Ana Rita Reis Lopes dos
Orientador: Moreno, António Barreira
Palavras-chave: Produção da fala
Fonética
Crianças pequenas
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Objetivos: Um dos objetivos do presente estudo consiste na análise de competências de Consciência Fonológica, ao nível silábico e intrassilábico, em crianças de idade pré-escolar com desenvolvimento dito normal, verificando a influência de determinados fatores no seu desempenho. O outro objetivo diz respeito à análise da relação entre competências de Consciência Fonológica e competências de Articulação Verbal. Método: Foram avaliadas 30 crianças com desenvolvimento dito normal de idade pré-escolar, através de um instrumento construído especificamente para este estudo, que contempla tarefas de consciência fonológica, e de um teste de articulação verbal. Resultados: Fatores como a idade, o nível de consciência fonológica, o tipo de tarefa aplicada e o número de sílabas das palavras-alvo revelaram-se determinantes no desempenho dos participantes. Verificou-se também a existência de correlação entre a consciência fonológica e a articulação verbal, sendo que quanto mais conhecimentos metafonológicos existem, menos erros de articulação verbal são cometidos. Conclusão: Os resultados obtidos alertam para a necessidade de ajustar a forma como se avalia e intervém em consciência fonológica, considerando a importância dos fatores estudados. Sugerem também que a consciência fonológica poderá constituir uma mais-valia, não apenas para a aquisição da leitura e da escrita, mas também no desenvolvimento da articulação verbal.
Purposes: One of the purposes of this study was to examine Phonological Awareness skills in preschool-aged children in with a typical development, while observing the influence of certain factors on their performance. The other purpose was to investigate the relationship between Phonological Awareness skills and Articulation skills. Methods: 30 preschool-aged children with typical development were assessed, using a phonological awareness test created for the study, and an articulation test. Results: It was found that factors such as age, phonological awareness levels, types of phonological awareness tasks and number of syllables of the target words had an impact in the children’s performance. It was also found a correlation between phonological awareness skills and articulation skills, showing that the more metaphonological knowledge children demonstrated, the fewer errors they committed in the articulation test. Conclusions: The findings show the need to adjust the assessment and intervention in phonological awareness, considering the importance of the studied factors. In addition, it is suggested that not only phonological awareness may be an efficient method to develop literacy, but also to improve articulation skills.
Descrição: Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
URI: http://hdl.handle.net/10773/9725
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