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Title: Sistemas de gestão de competências: o caso da Bosch
Author: Dias, Andreia Vieira
Advisor: Vilas Boas, Maria Madalena Gomes
Keywords: Gestão de recursos humanos
Competência profissional
Avaliação de desempenho
Eficácia das organizações
Defense Date: 10-Dec-2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com o desenvolvimento económico e, principalmente, a globalização, as economias passaram a estar, cada vez mais, centradas nos serviços, onde o conhecimento e a informação são os grandes impulsionadores. Uma vez que os recursos humanos são os principais detentores e gestores deste conhecimento, e através das suas competências podem ser uma fonte de vantagem competitiva, temos assistido a uma tendência para que as empresas adotem abordagens de gestão de recursos humanos baseadas em competências. O trabalho apresentado está associado a um estágio curricular realizado no âmbito do mestrado em gestão. Este estágio foi realizado na Bosch Termotecnologia S.A. em Aveiro, no departamento de recursos humanos e o principal objetivo era dar apoio no projeto de gestão das competências da Bosch, nomeadamente na adaptação da ferramenta informática em vigor, para além de apoiar a gestão da formação e alguns processos de recrutamento. Neste sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo discutir a problemática da gestão de competências, explicar como pode ser desenvolvido um modelo de competências e alertar para os benefícios destas abordagens baseadas em competências, através da apresentação do caso da Bosch Termotecnologia,S.A. em Aveiro. Foram também realizadas algumas entrevistas a colaboradores da Bosch Termotecnologia, SA com o intuito de avaliar as suas perceções acerca do sistema de gestão de competências adotado pela empresa. De facto, através da análise das entrevistas, e embora a amostra seja muito reduzida, pudemos verificar que os colaboradores têm, de forma geral, uma opinião positiva, identificando várias vantagens na gestão de recursos humanos baseada em competências.
With economic development and, especially, globalization, economies began to be increasingly centered in services, where knowledge and information are the major drivers. Since human resources are the main owners and managers of this knowledge and through their competencies they could be a source of competitive advantage, we have seen a trend for companies to adopt human resources approaches based on competencies. This work is associated with an internship developed under the master's degree in management. This internship was held in Bosch Thermotechnology SA in Aveiro, in the human resources department and its main objective was to support Bosch's competence management project, including the adaptation of the existing IT tool, in addition to supporting the training management and some recruitment processes. In this sense, the present work has as main objective to discuss the issue of competence management, explain how can be developed a competency model and alert to the benefits of these approaches based on competences, through the presentation of the case of Bosch Termotecnologia, SA in Aveiro. We also conducted some interviews with Bosch Termotecnologia employees, in order to assess their perceptions about the competence management system adopted by the company. In fact, through the analysis of interviews, and although the sample is very small, we could verify that employees have, in general, a positive view, identifying several advantages in human resources management based on competencies.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/9649
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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