Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9630
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPestana, Maria do Rosário Correia Pereirapt
dc.contributor.authorSimões, Thays Penedapt
dc.date.accessioned2013-01-31T11:37:25Z-
dc.date.issued2012-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9630-
dc.descriptionMestrado em Músicapt
dc.description.abstractEste estudo propõe uma reflexão em torno das potencialidades do gesto na performance coral. Parte da discussão do termo “gesto”, a partir de contributos teóricos de diferentes disciplinas, para a definição de uma tipologia que permita sistematizar os gestos explorados por dois grupos corais. Contextualiza historicamente esse fenómeno no quadro da prática do canto em coro na “música ocidental”. Através do trabalho de campo e da pesquisa ação, desenvolve um estudo em torno dos grupos corais: o Coro Infantil da Universidade de Lisboa localizado em Lisboa - Portugal, que associa gestos corpoais dinâmicos e diversas disposições em palco na performance vocal, configurando uma “nova abordagem” performativa ao canto coral; e o Coral Os Canarinhos de Itabirito localizado na cidade de Itabirito, Minas Gerais - Brasil que adota o modelo “tradicional” de coro priorizando o gesto estático na performance vocal. O trabalho de campo desenvolvido junto do primeiro coro visou compreender como o gesto e a disposição em palco contribuíram para o todo da performance deste grupo. Considerando o corpo como parte fundamental da performance musical, foi desenvolvida uma pesquisa ação junto do último coro, no sentido de explorar o impacte da inclusão do gesto na percepção musical, na técnica vocal, na expressividade e na motivação dos elementos do coro. A pesquisa ação transformou o modelo performativo que o coro adotava, na re-interpretação músico-corporal da peça Liberdade do compositor Ronaldo Miranda a partir do poema homónimo de Fernando Pessoa. O que é gesto? Quais as os sentidos e alcances do gesto gesto na prática coral? De que modo podemos correlacionar a géstica com a performance vocal? Como a géstica pode auxiliar na performance vocal? Porquê utilizar gestos na performance vocal? São questões que enformam esta dissertação em música, na vertente da performance em canto.pt
dc.description.abstractThis present study proposes a reflection on the potential of the gesture in choral performance. Part of the discussion of the term "gesture", from the theoretical contributions of different disciplines, to the definition of a typology that allows systematize gestures exploited by two groups corals. Historically contextualizes this phenomenon within the framework the practice of singing in a choir in "occidental music”Through the work of field and the action research, develops a study around groups of corals: the Child Choir of the University of Lisbon located in Lisbon - Portugal, which associates gestures corporals dynamic and various provisions on stage in vocal performance, configuring a "new approach" performative to choral singing; and the Coral Os Canarinhos de Itabirito located in the city of Itabirito, Minas Gerais, Brazil that adopts the model "traditional” chorus prioritizing the static gesture in vocal performance. The field work developed from the first chorus aimed to understand how the gesture and the provision on stage have contributed to the whole of the performance of this group. Considering the body as a fundamental part of musical performance, was developed an action research to the last chorus, in the sense of exploring the impact of the inclusion of gesture in music perception, in vocal technique, in expressiveness and motivation of the elements of the choir. The action research has transformed the performative model which the choir was, in re-interpreting musician-body of musical piece Liberty of the composer Ronaldo Miranda from the poem namesake of Fernando Pessoa. What is gesture? What the senses and ranges of gesture in practice coral? That way we can correlate the gestica with the vocal performance? As the gestica can assist in vocal performance? Why use gestures in vocal performance? These are issues which underpin this thesis in music, in the area of performance in the sing.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação musicalpt
dc.subjectMúsica vocalpt
dc.subjectGestospt
dc.subjectCoros - Portugal - Brasilpt
dc.titleO gesto corporal na performance coral - estudo de dois grupos coraispt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6705.pdf3.48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.