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http://hdl.handle.net/10773/9614
Title: | Qualidade em saúde: que trajetos de formação dos enfermeiros? |
Author: | Pinho, Carla Amorim |
Advisor: | Abreu, Wilson Jorge Correia Pinto de Costa, Nilza |
Keywords: | Supervisão Enfermagem Avaliação da qualidade Avaliação de desempenho Formação contínua Gestão hospitalar |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | ENQUADRAMENTO: A avaliação da qualidade dos serviços de saúde, a
crescente melhoria do desempenho dos profissionais, e a monitorização
sistemática das atividades desenvolvidas pelas instituições de saúde, potenciam
a qualidade dos cuidados prestados. A intervenção dos enfermeiros e dos
restantes profissionais de saúde é imprescindível na promoção desta qualidade
conforme defendem os diversos modelos da sua gestão. Para a generalidade
destes, considera-se que a supervisão clínica em enfermagem e a formação
dos profissionais são ferramentas de eleição para a promoção da excelência
clínica.
OBJETIVO: Analisar as principais dimensões a considerar num processo de
supervisão e formação para a avaliação e acreditação da qualidade duma
instituição hospitalar, numa perspetiva ecológica.
MÉTODO: Trata-se de um estudo de caso que abrange uma unidade de
cuidados de um hospital. Para a colheita de dados recorreu-se a um conjunto de
técnicas e instrumentos, entre as quais a observação participante, entrevistas
semiestruturadas e um questionário, aplicados aos enfermeiros dessa unidade.
A informação obtida foi submetida à análise qualitativa e quantitativa, com
recurso aos programas NUD*IST QSR N6 e SPSS 17, respetivamente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos permitiram caracterizar
quatro dimensões: i) Processos de qualidade; ii) Práticas supervisivas; iii)
Formação em contexto de trabalho; e iv) Relações interpessoais. A partir destas
compreendeu-se que a acreditação deve ser um processo contínuo e
documentado da análise das atividades de enfermagem, visando a realização
de mudanças nos processos de gestão, na orientação das atividades de
aperfeiçoamento dos recursos humanos, na pesquisa de respostas às
dificuldades no ato de cuidar enfrentadas e identificadas, e nas atividades
administrativas ligadas às modificações de processos assistenciais e de gestão.
O cruzamento dos dados com os referenciais teóricos veio corroborar a
importância da implementação de um processo de gestão de qualidade para os
cuidados de enfermagem, num hospital, onde são decisivos os processos
supervisivos e formativos, assim como se tornou emergente atender-se às
relações interpessoais nas equipas. BACKGROUND: The quality assessment of healthcare services, the improvement of professional performance and the systematic monitoring of activities develop by healthcare institutions are challenges to the actual healthcare systems. The involvement of nurses and other health professionals is important to the promotion of this quality, as has been defending by different models of quality management. For most of these models, clinical supervision in nursing is indicated as an important tool to the promotion of clinical excellence. OBJECTIVE: To analyze the main dimensions to be considered in a supervisory process and continuing education in a hospital under a process of quality accreditation, from an ecological perspective. METHOD: This is a case study developed in a hospital care unit. To collect data, a set of techniques and instruments were used, including participant observation, semi structured interviews and a questionnaire applied to nurses in that unit. Data was subjected to qualitative and quantitative analysis, using the programs NUD*IST QSR N6 and SPSS 17. RESULTS AND DISCUSSION: The results obtained allowed to identify four training: i) Quality processes; ii) Supervision process; iii) On the job training; and iv) interpersonal relationships. We concluded that accreditation was understood as a continuous process and documented analysis of nursing activities, focused on the management processes, development of competences, quality of care, and administrative activities in the ward. The theoretical and methodological triangulation shows that the implementation of quality management systems, when well understood by staff, is crucial to the promotion of safety care and development of a continuous on-the-job training as well. Clinical supervision, understood as a part of a clinical governance system, can be a tool to support continuously the quality management system. |
Description: | Doutoramento em Didáctica e Formação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9614 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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