Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9274
Title: À sombra de um passado por contar: banda de música de Santiago de Riba-Ul
Author: Lourosa, Helena Marisa Matos
Advisor: Sardo, Susana
Keywords: Etnomusicologia
História da música: Europa
Música: Bandas filarmónicas: Portugal
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho inscreve-se no domínio da etnomusicologia e propõe-se abordar o fenómeno das bandas filarmónicas em Portugal numa perspetiva eminentemente histórica, usando como recursos metodológicos a pesquisa de arquivo e o trabalho de campo. Tomando como exemplo a Banda de Música de Santiago de Riba-Ul, que se autodesigna “a banda mais antiga de Portugal”, e tentando contextualizar a sua existência bicentenária no movimento filarmónico nacional, procurei explorar o desenvolvimento que o grupo teve ao longo do tempo, a partir da análise de documentos de arquivo em articulação com os discursos produzidos no domínio da oralidade e do periodismo local. Através da análise histórica reflito sobre movimentos semelhantes aos da implantação de agrupamentos filarmónicos na Europa, a estrutura democratizada e multifuncional que foram adquirindo ao longo do tempo, os espaços de ocorrência, o repertório e os instrumentos. Tendo em conta que o universo das bandas filarmónicas em Portugal representa ainda um domínio pouco estudado, procurei neste trabalho definir um quadro conceptual sobre as diferentes designações associadas a agrupamentos de sopro em Portugal, que recorre à história como ferramenta essencial para o entendimento da relação entre designações e conceitos a partir da análise de funções, contextos e repertórios. Através do estudo de caso da Banda de Música de Santiago de Riba-Ul, procurei estabelecer um modelo de análise que é revelador sobre o modo como, em muitos casos, as bandas usam o passado (real, imaginado, vivido ou mitificado), transformado em memória semântica, como forma de legitimar o presente, convertendo a própria banda num documento/monumento. Esse estatuto conduz à reprodução do modelo de polivalência que o passado lhe legou e oferece-lhe, através de um jogo coerente de cumplicidades no seio do movimento filarmónico em Portugal, um lugar cativo no macrocosmos que aqui defini como um campo social institucional, a partir da proposta conceptual de Bourdieu.
This research, developed under the framework of ethnomusicology, intends to approach the kind of ensemble known in Portugal as "banda filarmónica" – wind band – using prominently an historical perspective, and combining archive and fieldwork research as essential methodological tools. Taking the example of Banda de Música de Santiago de Riba-Ul, self-entitled "the oldest band in Portugal," and trying to contextualize its bicentennial existence over the national band movement, I have made an attempt to explore this ensemble’s development over time, analysing the archive documents in conjunction with oral contributions produced in the scope of oral legacies and local journalism. Through historic analysis, I also focus on the appearance of similar movements all over Europe and on the democratized and multifunctional structure they slowly acquired over time, their occurrences, repertoires and instruments. Being quite an open field of academic research in Portugal, I sought to analise a conceptual view over the different designations associated with wind ensembles. In order to accomplish this, historical data and written discourses were essential tools to understand the relationship between designations and concepts based on contexts, functions and repertoires. Banda de Música de Santiago de Riba-UI is here used as a case study, with which I try to describe the way by which bands use their past (real, imagined, lived or mythicized) transformed into semantic memory, as a mean to legitimize the present, converting the band itself into a document/monument. That statute leads to the propagation of the versatile model the past bequeathed, and offers a bound in the macrocosm here defined as an institutional social field, using Bourdieu's theoretical approach.
Description: Doutoramento em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/9274
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf8.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.