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http://hdl.handle.net/10773/9153
Título: | Avaliação das aprendizagens no ensino superior: estudo de um sistema de avaliação nas unidades curriculares de projeto de simulação empresarial |
Autor: | Azevedo, Liliana Fernanda Moreira Carvalho Bastos |
Orientador: | Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da Silva, Isabel Maria Catarino Huet e |
Palavras-chave: | Avaliação da educação Ensino superior: Porto (Portugal) Qualidade da educação Melhoria da educação Eficácia do ensino Sucesso escolar Currículos centrados nos alunos |
Data de Defesa: | 29-Fev-2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Com a preocupação de suprir lacunas evidenciadas pelo ensino tradicional
típico do Curso de Contabilidade e Administração do Instituto Superior de
Contabilidade e Administração do Porto, introduziu-se no seu sistema de
ensino as unidades curriculares de Projeto de Simulação Empresarial I e II
(PSE I e PSE II), que, pela sua singularidade e especificidades,
denominamos de Ambiente Empresarial.
A particularidade deste processo de formação, centrado no desenvolvimento
de competências, molda a metodologia do ensino, da aprendizagem e da
avaliação. De destacar que o sistema de avaliação das aprendizagens
introduzido está construído numa base informática de recolha contínua e
ponderação sistemática de uma série de indicadores.
A presente tese tem como objetivo estudar as potencialidades e
constrangimentos do sistema de avaliação utilizado nas unidades
curriculares referidas. Pretendemos, em particular, analisar em que medida
este sistema beneficia o sucesso escolar dos estudantes, em resultado de
uma melhoria no processo de aprendizagem e, consequentemente, no
desenvolvimento das competências dos estudantes.
No decorrer dos anos letivos de 2008-2009 e de 2009-2010, segundo e
primeiro semestres, respetivamente, recolhemos dados qualitativos e
quantitativos através de questionários aos estudantes e entrevistas aos
docentes e ao responsável pela coordenação das unidades curriculares.
Os resultados do estudo levantaram uma série de questões relacionadas
com a avaliação e a forma como esta desenvolve nos estudantes uma
diferente postura no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem.
A centralidade no estudante como foco deste sistema de avaliação
possibilita a autorregulação da aprendizagem através da retroação. O
trabalho individual e de grupo apresentam-se como principais fatores no
desenvolvimento das competências genéricas (relacionais) e
comportamentais. With the concern to fill the gaps evidenced by the traditional teaching representative of the Course of Accounting and Management/Administration on ISCAP, it has been introduced in his education system the curricular units of Business Simulation Project I and II (BSP), which, by their uniqueness and specificity, were named Environmental Business. The particularity of this process of competences training shapes the methodology of teaching, learning and assessment. The learning assessment system introduced in these curricular units is built on an informatics bases of continuous collection of information and systematic consideration of a series of indicators. This thesis aims to study the potential and constraints of the learning assessment system used in the mentioned curricular units. We intend, in particular, to analyse to what extent this system benefits the academic success of students as a result of an improvement in the learning process and, consequently, in developing the students’ competences. During the 2008-2009/2009-2010 school year (respectively, second and first semesters), we have collected qualitative and quantitative sources of data through questionnaires to students, and interviews to teachers and to the responsible coordinator of the curricular units. The results of the study raised a number of issues related to the assessment and on the way the ‘new’ assessment system develops in students a different posture in the teaching and learning process. The student-center approach to learning is the goal of this assessment system, allowing students to self-regulate their learning process through continuous feedback. The individual and group work are presented as major factors in the development of generic (relational) and behavioral competences. |
Descrição: | Doutoramento em Didáctica e Formação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9153 |
Aparece nas coleções: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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