Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9073
Title: | O Cabri-Géomètre ao serviço da avaliação para as aprendizagens |
Author: | Silva, Renata Cabrita, Isabel |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Associação de Professores de Matemática |
Abstract: | Cada vez mais, as ‘novas’ tecnologias têm-se assumido como potenciais instrumentos de trabalho, constituindo uma fonte de ideias e de inspiração e permitindo realizar actividades didácticas de uma amplitude e de uma riqueza inexcedíveis. Os A(D)GD’s, mais concretamente o Cabri-Géomètre, são utilizados na abordagem dos conteúdos matemáticos, em geral, e geométricos, em particular, pois permitem uma aprendizagem mais dinâmica, assente em experiências, tentativas, descobertas, formulação e testagem de conjecturas, estabelecimento de propriedades, envolvendo-se, o aluno, activamente na construção do seu conhecimento e assumindo, o professor, o papel de facilitador. Estudos vários têm concluído que aquele A(D)GD tem-se revelado essencial na resolução de problemas que permitem o desenvolvimento no aluno, de capacidades de visualização, de manipulação, de exploração, de raciocínio e de discussão, bem como numa aprendizagem centrada no aluno, tornando-o autónomo, crítico e responsável pela mesma. No entanto, apesar de já poder estar, em muitos casos, ao serviço do processo de ensino e aprendizagem, raramente tem sido utilizado como instrumento de trabalho em momentos mais formais de avaliação das e para as aprendizagens. Neste contexto, pretende-se denunciar o resultado de uma investigação na qual o Cabri se constituiu uma mais valia num teste de avaliação das aprendizagens realizadas por alunos do 9º ano de escolaridade. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9073 |
Publisher Version: | http://fordis.ese.ips.pt/siem/resumo.asp?id=48 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2005) O Cabri-Geomètre ao serviço da avaliação para as aprendizagens.pdf | 297.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.