Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9073
Title: O Cabri-Géomètre ao serviço da avaliação para as aprendizagens
Author: Silva, Renata
Cabrita, Isabel
Issue Date: 2005
Publisher: Associação de Professores de Matemática
Abstract: Cada vez mais, as ‘novas’ tecnologias têm-se assumido como potenciais instrumentos de trabalho, constituindo uma fonte de ideias e de inspiração e permitindo realizar actividades didácticas de uma amplitude e de uma riqueza inexcedíveis. Os A(D)GD’s, mais concretamente o Cabri-Géomètre, são utilizados na abordagem dos conteúdos matemáticos, em geral, e geométricos, em particular, pois permitem uma aprendizagem mais dinâmica, assente em experiências, tentativas, descobertas, formulação e testagem de conjecturas, estabelecimento de propriedades, envolvendo-se, o aluno, activamente na construção do seu conhecimento e assumindo, o professor, o papel de facilitador. Estudos vários têm concluído que aquele A(D)GD tem-se revelado essencial na resolução de problemas que permitem o desenvolvimento no aluno, de capacidades de visualização, de manipulação, de exploração, de raciocínio e de discussão, bem como numa aprendizagem centrada no aluno, tornando-o autónomo, crítico e responsável pela mesma. No entanto, apesar de já poder estar, em muitos casos, ao serviço do processo de ensino e aprendizagem, raramente tem sido utilizado como instrumento de trabalho em momentos mais formais de avaliação das e para as aprendizagens. Neste contexto, pretende-se denunciar o resultado de uma investigação na qual o Cabri se constituiu uma mais valia num teste de avaliação das aprendizagens realizadas por alunos do 9º ano de escolaridade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9073
Publisher Version: http://fordis.ese.ips.pt/siem/resumo.asp?id=48
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2005) O Cabri-Geomètre ao serviço da avaliação para as aprendizagens.pdf297.01 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.