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 Competências na utilização das ferramentas/serviços Web 2.0
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8481

title: Competências na utilização das ferramentas/serviços Web 2.0
authors: Barbosa, Isabel Maria Monteiro
advisors: Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
Pombo, Lúcia Maria Teixeira
keywords: Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Tecnologias da informação
Competências fundamentais
Professores do básico - Aveiro (Portugal)
Professores do secundário - Aveiro (Portugal)
Internet - Web 2.0
Redes sociais
issue date: 2012
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A evolução da sociedade e da tecnologia sustenta a globalização da sociedade atual e exige aos cidadãos novas literacias. A educação na sociedade do conhecimento é indissociável das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tanto como elemento mediador como potenciador das aprendizagens. A Web 2.0, entendida como Web social, potencia o acesso à informação, faculta aos docentes a oportunidade de desenvolver os seus conhecimentos e competências, e oferece oportunidades de construção de situações inovadoras de educação no seu percurso profissional, promovendo condições de aprendizagem ao longo da vida. O presente estudo, formalmente integrado no Programa Doutoral em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, valoriza o levantamento da perceção da necessidade de envolvimento dos docentes em processos informais de aprendizagem ao longo da vida, na promoção do seu desenvolvimento profissional, salientando o papel das redes sociais neste contexto. Adotou-se como metodologia de investigação o survey, com o objetivo de realizar o levantamento das competências de utilização da Web 2.0 pelos professores do ensino básico e secundário, das escolas do ensino público do concelho de Aveiro, no contexto da aprendizagem informal. Através do survey procurou-se caracterizar o contexto profissional em que estes professores estão inseridos, considerando essencialmente duas dimensões: i) equipamentos e recursos e ii) atitude geral da escola face à integração das TIC nas rotinas profissionais. Centrou-se na obtenção de dados que permitissem a descrição de: i) competências TIC dos professores e a identificação dos seus percursos formativos e necessidades de formação; ii) hábitos e finalidades de utilização das tecnologias digitais em contexto profissional e de desenvolvimento profissional; e, ainda, iii) utilização de redes sociais/comunidades educativas, vantagens e condicionantes identificadas e importância para o desenvolvimento profissional; e, finalmente, iv) levantamento da opinião dos professores acerca das suas perceções de impactes associados à integração da utilização das redes nas suas práticas profissionais, nomeadamente nas práticas educativas. Os dados obtidos foram analisados, numa perspetiva qualitativa e exploratória, em função das frequências relativas de resposta e comparando os diferentes grupos de docentes identificados – professores de escolas básicas e professores de escolas secundárias; professores membros e não membros de redes. Os resultados apontam para uma melhoria das competências dos professores na utilização das TIC, sobretudo ao nível das competências básicas, face a outros estudos anteriores realizados em Portugal, como por exemplo Paiva (2002), Barbosa (2009) e Brito (2010). Uma grande parte dos docentes utiliza redes sociais/comunidades educativas, tendo-se identificado prioritariamente uma utilização de cariz genérico e tendencialmente pouco frequente, em detrimento de uma utilização de redes de cariz mais profissional. Os professores, no geral, e os utilizadores de redes, em particular, reconhecem o potencial educativo destas ferramentas/serviços Web 2.0. As conclusões apontam para a necessidade das escolas assumirem o incentivo e a adoção de estratégias que possam impulsionar o desenvolvimento de competências de utilização das TIC/ferramentas e serviços Web 2.0 que garantam equidade no acesso a redes sociais/comunidades educativas pelos professores. Esta recomendação pretende constituir uma via para as escolas promoverem a criação de redes sociais/comunidades educativas e fomentarem, pela sua utilização, o desenvolvimento de hábitos de trabalho colaborativo e de partilha entre os seus professores, contribuindo desta forma para potenciar as competências dos professores no acompanhamento da evolução tecnológica e no acesso a outras oportunidades de desenvolvimento profissional ao longo da vida. Isto é, “equipar” os professores para melhor poderem enfrentar os desafios do Século XXI para a educação, na preparação dos jovens para a sociedade global do conhecimento.

The evolution of society and of technology sustains the globalisation of present day society and demands new literacies from citizens. Education in the knowledge society is not dissociable from Information and Communication Technologies (ICT), both as a mediating and potentiating element of learning. Web 2.0, understood as social Web, potentiates access to information, offers teachers the opportunity to develop their knowledge and competences, and fosters opportunities of construction of innovative education situations in their professional path, promoting conditions for lifelong learning. The present study, formally integrated in the Doctoral Programme in Multimedia in Education of the University of Aveiro, values the unveiling of the perceptions of the need of involvement of teachers in the informal processes of lifelong learning, promoting their professional development, highlighting the role of social networks in this context. The survey was adopted as the research methodology with the goal of unveiling the competences of use of Web 2.0 detained by basic and secondary education teachers of public schools in the region of Aveiro, within the context of informal learning. Through the survey we sought to characterize the professional context in which these teachers work, essentially taking into account two dimensions: i) equipment and resources and ii) general attitude of the school as to the integration of ICT in the professional routines. In centred on the collection of data that would allow the description of: i) ICT competences of teachers and the identification of their professional training paths and needs; ii) habits and goals of the use of digital technologies in their professional context and in their professional development; and also iii) the use of social networks/educational communities, advantages and constraints identified and importance for professional development; and finally iv) the gathering of the teachers’ opinion as to their perceptions of the impacts associated to the integration of the use of networks in their professional practices, namely the educational ones. Data obtained were analysed, from a qualitative and exploratory point of view, according to the relative frequencies of answers and comparing the different groups of teachers identified – basic and secondary school teachers; members and non-members of networks. Results point towards a betterment of competences of teachers in the use of ICT, especially at the level of basic competences, when compared with previous studies conducted in Portugal, such as, for example, the ones by Paiva (2002), Barbosa (2009) and Brito (2010). A considerable number of teachers use social networks/educational communities. We identified a predominance of a use that is generic in nature and tending towards a low frequency of use as opposed to a more regular use of networks of a more professional nature. Teachers, in general, recognise the educational potential of these Web 2.0 tools and services. Conclusions point towards the need of schools to take up the incentive and adoption of strategies that might foster the development of competences of use of ICT/Web 2.0 tools and services that guarantee equity in the access to social networks/educational communities by teachers. This recommendation aims to constitute a pathway for the schools to promote the creation of social networks/educational communities and foster, from their use, the development of habits of collaborative work and sharing amongst teachers, contributing towards increasing the competences of teachers in keeping apace with technological evolution and in the access to other lifelong professional development opportunities. That is, to “equip” teachers so that they can face the challenges of the XXI century in education, preparing the young for the global knowledge society.
description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/8481
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