Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/8421
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Lídia J. Oliveira Loureiro da | pt |
dc.date.accessioned | 2012-05-02T14:03:50Z | - |
dc.date.available | 2012-05-02T14:03:50Z | - |
dc.date.issued | 2012-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/8421 | - |
dc.description.abstract | Com a Internet e a Web 2.0, em particular, estamos face não apenas a um novo meio de comunicação mas, a “um novo tipo de organização sociotécnica que facilita a mobilidade no e do conhecimento, as trocas de saberes, a construção colectiva do sentido, em que a identidade sofre uma expansão do eu baseada na diluição da corporeidade, ou seja, o que se perde em corpo ganha-se em rapidez e capacidade de disseminar o eu no espaço-tempo.” (Oliveira,201:153). Esta potencialidade de participação dos utilizadores como produtores de conteúdos gera um cenário inovador em que cada um pode contribuir para a construção de um repositório do conhecimento da humanidade, que na proposta de Pierre Lévy (1997) se passou a designar de Inteligência Coletiva ou espaço do saber. Apesar do optimismo dos autores que vêm na Internet a oportunidade inaudita de gerar uma inteligência coletiva, não se pode deixar de considerar a visão mais crítica de outros autores que, como Andrew Keen (2008), alertam para a valorização desadequada da participação do utilizador da Internet, que muitas vezes usa da técnica do corta-e-cola e remistura, sem qualquer respeito pelos direitos de autor, sem qualquer critério de qualidade estética e intelectual, mas que consegue disponibilizar sem filtros essa sua produção. Daí que possamos estar face a um elogio excessivo do amadorismo. Entre a inteligência colectiva e o elogio do amador há necessidade de desenvolver uma higiene do espírito fundada no desenvolvimento da capacidade de análise crítica. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Agrupamento de Escolas de Soure | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Web 2.0 | pt |
dc.subject | Inteligência Coletiva | pt |
dc.subject | Redes Sociais | pt |
dc.subject | Elogio do Amador | pt |
dc.title | A web 2.0 entre a inteligência colectiva e o elogio do amador | pt |
dc.type | article | pt |
dc.peerreviewed | no | pt |
ua.distribution | national | pt |
degois.publication.firstPage | 31 | pt |
degois.publication.issue | 4 | pt |
degois.publication.lastPage | 35 | pt |
degois.publication.title | Árias: Revista de Educação e Formação de Adultos | pt |
Appears in Collections: | DigiMedia - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_Lidia_ARIAS_IC_Elogia_Amador.pdf | Artigo_texto_completo | 3.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.