Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8289
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFurtado, Cassia Cordeiropt
dc.contributor.authorSilva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro dapt
dc.date.accessioned2012-04-23T16:16:08Z-
dc.date.available2012-04-23T16:16:08Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn2178-2075pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/8289-
dc.description.abstractCom o avanço vertiginoso das TIC, e ultimamente com a web 2.0, presencia-se um novo fenômeno com relação à leitura e a literatura, têm-se uma nova geração de leitores-escritores, com características e necessidades contemporâneas e as instituições educacionais, em especial a biblioteca, devem repensar suas estratégias na formação de leitores na Sociedade da Informação. O presente artigo descreve pesquisa sobre a biblioteca escolar e o uso dos social media (redes sociais), no incentivo à prática da leitura-escrita, tendo como objetivo principal propor um modelo de construção de rede social de leitores e escritores, para a comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico. Na fase empírica está sendo trabalhada a plataforma Biblon, pela comunidade do Agrupamento das Escolas de Aveiro, Portugal. Como resultado espera-se melhorar a qualidade e motivação para leituraescrita; ampliar a presença de conteúdos na língua portuguesa no ambiente da web; potencializar o uso do computador Magalhães; contribuir para integração das TIC com as bibliotecas escolares, nas atividades com a literatura infantil e oportunizar espaço para criação e interação em torno do texto literário.pt
dc.description.abstractWith the breathtaking advance of TIC, and ultimately with web 2.0, there is very new phenomenon in relation to reading and literature, have a new generation of readers-writers, with features and contemporary needs and educational institutions, especially the library, must rethink their strategies in training readers in the Information Society. This paper describes research on the school library and the use of social media (social networking), in encouraging the practice of reading, writing, having as main objective to propose a model for constructing social network of readers and writers for the school community 1st cycle of basic education. In the empirical phase is being worked the platform Biblon, the community of the Agrupamento de Escolas de Aveiro, Portugal. As result it is expected to improve the quality and motivation for read-write, expand the presence of content in Portuguese in the web environment, enhance use computer Magalhães; contribute to the integration of TIC in school libraries, activities with child literature and creating an space of creation and interaction around the literary text.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUSP - Universidade de São Paulopt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectRedes sociaispt
dc.subjectLiteratura infantilpt
dc.subjectBiblonpt
dc.titleBIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para criançaspt
dc.title.alternativeBIBLON: platform to incentive literary reading to childrenpt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage68pt
degois.publication.issue1pt
degois.publication.lastPage85pt
degois.publication.titleInCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãopt
degois.publication.volume2pt
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10760/15958pt
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ffclrp.usp.br/incid/article/view/48/pdfpt
Appears in Collections:DigiMedia - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_Biblon_Cassia_Lidia.pdfCassia_Lidia_Biblon_2011152.48 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.