Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/8263
Title: | Design participativo na educação - contributos para a melhoria dos comportamentos alimentares do público infantil |
Author: | Gonçalves, Sara Manuela Carvalho |
Advisor: | Franqueira, Teresa |
Keywords: | Design de produtos Nutrição humana Saúde infantil - Aveiro (Portugal) Educação para a saúde Crianças em idade escolar |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente dissertação reflecte sobre o potencial do Design como
agente transformador, tendo em vista a sensibilização e a motivação da comunidade para a adopção de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, com especial enfoque sobre a alimentação e o público infantil.
Os estilos de vida comportados nas grandes urbes, dos países industrializados ocidentais, têm reflectido diversas consequências na saúde pública e no equilíbrio do meio ambiente. A procura de novas soluções para os requisitos das comunidades contemporâneas começa a manifestar-se em todo o globo. Repensar o sistema alimentar pode ser um bom ponto de partida, dada a sua dimensão e o compromisso entre a alimentação e o bem-estar do indivíduo.
Neste âmbito, é desenvolvido um projecto de cariz social, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, que decorre no espaço escolar e materializa-se numa actividade colectiva, suportada por um Kit lúdico e pedagógico. A solução desenhada enquadra-se no Design de Serviços e a metodologia empreendida é participativa, actuando o designer como mediador entre os vários contributos. This dissertation focus on the Design potential as a transforming agent, having in mind the community awareness and motivation for the adoption of healthier and more sustainable life styles, with special focus on nourishment and children. The life styles in the big cities of the industrialized world have reflected several consequences on the public health and on the environmental balance. The search for new solutions to the demands of the contemporary communities begins to show all over the globe. To rethink the nourishment system can be a good starting point, given its dimension and the bounds between nourishment and the individuals well-being. Bearing this in mind, we are developing a social project, in a partnership with Aveiro City Council, which takes place at a school ambience represented in a collective activity and supported by a playful and pedagogical kit. The designed solution fits in the Service Design and in the Participatory Design, where the designer acts as the mediator between the numerous contributes. |
Description: | Mestrado em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8263 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.