Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/8254
Title: | O auto-conhecimento e auto-representação através das Artes Visuais |
Author: | Oliveira, Rosa Maria Saldanha, Ângela Almeida, António Costa, Teresa |
Keywords: | Criatividade Auto-conhecimento Auto-representação Portfolios reflexivos |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | APECV - Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual |
Abstract: | O Auto-conhecimento acompanha-nos ao longo das nossas vidas, mas é na fase da adolescência que este conhecimento é mais visível, significativo e por vezes doloroso. Sendo as artes um meio privilegiado para a comunicação deste processo introspectivo, o ensino das Artes Visuais não pode ficar indiferente a este processo de descoberta, tendo o dever de promover a criatividade e novas formas de expressão, rompendo defesas, e num misto de magia, cor e imaginação, aprender a ver-se ao Espelho. Assim, tendo por base os conceitos inerentes às estratégias criativas da Auto-Representação e ao Portfolio Reflexivo, pretende-se apresentar nesta comunicação a partilha de um estudo ainda em fase de progresso, contribuindo para que de forma gradual e saudável se descubra o EU dos alunos do 3.ºCiclo do Ensino Básico, dando ênfase aos aspectos psicopedagógicos essenciais a todo este procedimento de descoberta, construção e re-construção do mundo interior e sensível que os alunos desta faixa etária receiam muitas vezes encontrar e desvendar. Através da diversidade de estratégias, criando contextos promotores da expressão individualizada dos alunos envolvidos, pretende-se que se desenvolva a sensibilidade estética bem como o auto-conhecimento e a auto-representação. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8254 |
ISBN: | 978-989-96384-1-9 |
Publisher Version: | http://blogs.esecs.ipleiria.pt/artes/ |
Appears in Collections: | ID+ - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Auto-conhecimento e Auto-representaçao.pdf | Documento principal | 1.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.