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 Desenvolvimento do produto turístico rural integral
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/8093

title: Desenvolvimento do produto turístico rural integral
authors: Pinto, Cristina Alexandra Matos dos Santos Aguiar
advisors: Kastenholz, Elisabeth
keywords: Gestão do turismo
Desenvolvimento do turismo
Turismo cultural
Turismo rural
Comportamento do consumidor
Motivação turística
Procura turística
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este projeto de investigação aborda o desenvolvimento do produto turístico rural integral, premiando a questão da experiência turística, que resulta de interações entre indivíduos e ambientes e que originam um fenómeno qualitativo. Para compreender a experiência turística como um produto integral, têm de ser estudados e avaliados os argumentos que estão relacionados com o comportamento do turista, os quais geram e influenciam as suas decisões relativamente a destinos, ao mesmo tempo que incluem expectativas, motivações e atividades procuradas durante as visitas. Para elaborar esta pesquisa recorreu-se à metodologia de base qualitativa, utilizando a informação recolhida através de dados secundários, quer por via da revisão bibliográfica, quer sustentada nas respostas às entrevistas delineadas pela equipa do projeto ORTE. Estas entrevistas foram realizadas a turistas de duas aldeias localizadas na região Centro de Portugal, nomeadamente, Janeiro de Cima, Aldeia de Xisto, e Linhares da Beira, Aldeia Histórica. No presente trabalho explorou-se a análise de conteúdo de modo a que fossem identificados os propósitos da viagem ao mundo rural, particularmente, às aldeias em estudo. No que diz respeito às perceções dos turistas, o turismo rural integrado engloba os diversos âmbitos da ruralidade, desde a agricultura, ao artesanato e ao meio ambiente, o património construído e cultural e a possibilidade de desenvolver atividades ao ar livre. Conclui-se que as pessoas que visitam o espaço rural apresentam as seguintes caraterísticas: urbanos de classe média alta e com elevadas habilitações literárias, possuidores de significativa autonomia, tanto na forma como escolhem os destinos, geralmente a internet, como nos meios que utilizam para se movimentar que são habitualmente os meios próprios. Deslocam-se por espaços temporais pequenos e para distâncias geográficas não muito alargadas, com o objetivo de alcançar um experiência única, retemperadora e memorável, fruto das virtudes que associam às suas perceções e expectativas. Os resultados alcançados permitem aferir que o espaço rural é valorizado pela ausência de rotinas e obrigações, sendo procurado para repousar, admirar a paisagem, passar tempo com a família num ambiente distinto do diário e ainda para recuperar forças e energia. Nestes espaços deseja-se viver, reviver ou mostrar aos filhos com idades inferiores a 15 anos, a autenticidade e o modo de vida das populações.

This research project approaches the development of the integral rural tourist product, regarding the tourist experience, which derives from the interaction between individuals and environments, representing a qualitative phenomenon. In order to comprehend the tourist experience as an overall and integral product, we must study and evaluate the arguments related to the behavior of the tourists, which generate and influence their decisions regarding destinations, and also reveal their expectations, motivations and activities sought during their visits and stays in rural areas. In this research project, a qualitative methodology was used, in the first phase based on secondary data, in the literature review, and in a second moment with primary data collected for the project "The overall rural tourism experience and sustainable local community development", through interviews. These interviews were undertaken with tourists in two villages situated in the Central region of Portugal, namely Janeiro de Cima, belonging to the “schist villages” network, and Linhares da Beira, belonging to the network of “historical villages of Portugal”. In this work, we explored the before-mentioned data collected via content analysis to identify the motives tourists associate to their trip to the rural world and experiences lived in the villages studied. As far as tourist perceptions are concerned, integrated rural tourism encompasses the various scopes and dimensions of the rural character of a given region, from agriculture, over craft works and the environment, to the built and cultural heritage and the possibility to develop and undertake outdoors activities. We conclude that those who decide to visit the villages exhibit the following characteristics: they tend to belong to the upper middle class of urban residents with university degrees, possessing a significant degree of autonomy, both in the manner in which they select their destinations (usually via Internet) and regarding the means they use to get around which are usually their own car. They travel for short periods of time, overcoming relatively small geographical distances, in order to live a unique and memorable experience, which allows them to "recharge their batteries", as a result of the virtues associated with their perceptions and expectations of their rural territories. The results achieved allow us to determine that the rural space is valued due to the absence of daily urban stress, routines and obligations, and is sought primarily for rest and relaxation (push motives), for esthetic pleasures associated to landscape appreciation, proximity to nature, for spending time with the family in an environment different from that of their daily lives and also for recovering strength and energy (push motives). In these spaces people wish to live, relive or show their children the authenticity and way of life of the local population (pull motives).
description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/8093
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
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