Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8037
Title: Contributo do SAC na inclusão de uma criança NEE, no pré-escolar
Author: Andril, Maria Isabel Vidal
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Keywords: Educação especial
Ensino individualizado
Integração escolar
Crianças em idade pré-escolar
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho propõe-se analisar a importância da aplicação do Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) na construção de um currículo inclusivo. Pretende refletir sobre a inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais em contexto de jardim-de-infância. Compreende a avaliação, a análise, a reflexão, a definição de objetivos, iniciativas individualizadas e estratégias implementadas, com a descrição de algumas intervenções. É feita a análise dos resultados obtidos com a aplicação do SAC e a evolução da criança em estudo, concluindo que a sua aplicabilidade é um importante facilitador da inclusão de crianças com NEE.
The following paper aims to analyze the importance of implementing the Child Monitoring System (CMS) to build an inclusive curriculum. It plans to reflect on the inclusion of a child with special educational needs in the context of a day-care center. It includes the evaluation, analysis, reflection, objectives, individual initiatives and strategies implemented, with the description of some interventions. Also, an analysis is made from the results obtained from the application of CMS and the evolution of the child in study, concluding that its applicability is an important facilitator of inclusion of children with SEN.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10773/8037
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
247523.pdf9.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.