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http://hdl.handle.net/10773/8035
Title: | Inclusão: a afetividade e as relações interpessoais na aprendizagem |
Author: | Fernandes, Maria Justina da Rocha Moreira |
Advisor: | Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos |
Keywords: | Educação especial Psicologia da educação Alunos do básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal) Integração escolar Desenvolvimento individual Papel dos professores Relações professor-aluno Afectos (Psicologia) |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A escola é um dos lugares privilegiados para a formação dos
sujeitos. É importante que ela sirva toda a sua população
escolar, numa perspetiva de escola para todos, suportada
pela filosofia da educação inclusiva, respeitando e validando
as diferenças, garantindo a todos e a cada um o direito a uma
educação adequada ao seu perfil de funcionalidade.
Neste contexto, torna-se um desafio atender à diversidade da
população escolar, principalmente aos alunos com
Necessidades Educativas Especiais (NEE), e promover um
ambiente de aceitação, de partilha, de reflexão e interajuda
através de relações interpessoais de qualidade.
Consideram-se relevantes as funções e papéis dos
professores de ensino regular e de educação especial, pois
para que os alunos possam usufruir de uma educação
adequada, e assim caminharem para o sucesso, é imperioso
que estes docentes sejam profissionais implicados, reflexivos
e capazes de trabalhar juntos de forma colaborativa, no
sentido de encontrarem respostas educativas diversificadas,
diferenciadas, ativas e, principalmente, significativas.
O presente estágio/estudo tem como finalidade perceber a
influência da afetividade e das relações interpessoais na
inclusão e na aprendizagem. Pretende-se conhecer e
melhorar a intervenção e os relacionamentos interpessoais no
contexto, no sentido de promover uma verdadeira inclusão e,
consequentemente, o desenvolvimento das competências
académicas, sociais e comportamentais.
A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas
semiestruturadas realizadas a dois professores do ensino
regular, a dois alunos com currículo específico individual e
respetivos encarregados de educação, de um agrupamento
de escolas do distrito de Aveiro.
Os resultados do estudo sugerem que a promoção da
inclusão está dependente das estratégias implementadas no
processo de ensino/aprendizagem e das relações
interpessoais de qualidade. School is one of the best places for learning. It is important because it serves the entire student population, allowing education for all, supported by a social acceptance education philosophy, accepting the differences and ensuring that everyone has an adequate education. Therefore, it becomes a challenge to give an answer to the diversity of the school population, particularly to the students with Special Educational Needs, and to promote an environment of acceptance, sharing, reflection and mutual assistance through high interpersonal relationships. The role of both regular and special education teachers is considered significant. In order that all students have the advantage of enjoying a proper education, it is necessary that these teachers take on a professional attitude and work together to find different educational solutions. The aim of this study is to understand the influence of affectionate behaviour and interpersonal relationships on the students’ social acceptance and learning process. It also aims to identify and improve the intervention and interpersonal relationships in context, in order to promote a genuine acceptance and, consequently, the development of academic, social and behavioural skills. The data was gathered by interviewing two regular school teachers, two students with an individual and specific curriculum and their parents, all of which belonged to a cluster of schools in the region of Aveiro. The results of the study suggest that the promotion of social acceptance depends on the strategies implemented for teaching/learning and the quality of the interpersonal relationships. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8035 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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