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 O tempo geológico e a aprendizagem da geologia: concepções de alunos do 7.º Ano do Ensino Básico (12-13 anos)
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7999

title: O tempo geológico e a aprendizagem da geologia: concepções de alunos do 7.º Ano do Ensino Básico (12-13 anos)
authors: Morgado, Margarida
Rebelo, Dorinda
Monteiro, Graça
Bonito, Jorge
Medina, J.
Marques, Luís
Martins, Luísa
keywords: Tempo geológico
Complexidade
Concepções de alunos
Ensino Básico
issue date: 2010
publisher: Fundación Conjunto Paleontológico de Teruel - Dinópolis
abstract: Este trabalho insere-se no projecto “Deep time in schooling: contributions of students’ perceptions for the development of scientifically literate citizens”, que decorre no Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, da Universidade de Aveiro (Portugal), envolvendo investigadores em geologia e em didáctica das ciências das universidades portuguesas de Aveiro e de Évora e professores de biologia e geologia de várias escolas públicas dos ensinos básico e secundário. Com esta comunicação pretende-se contribuir para a reflexão sobre a complexidade do conceito de tempo, nas suas vertentes filosófica e científica, reconhecendo-se a consequente necessidade de proceder ao aprofundamento da investigação no âmbito do ensino e da aprendizagem desta temática. São apresentados alguns resultados sobre concepções de alunos do 3.º ciclo do ensino básico (12-13 anos), nomeadamente, em relação à importância que os alunos atribuem ao “tempo” na aprendizagem da geologia.

This study was carried out within the context of the Project Deep time in schooling: contributions of students’ perceptions for the development of scientifically literate citizens, being developed at the Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, on the University of Aveiro (Portugal), and involves not only Geology and Didactic of Science investigators from portuguese universities, as Aveiro and Évora, but also Biology and Geology teachers of basic and secondary level from several public schools. This communication intends to give way to a deeper reflection about the complexity of time itself, in its philosophical and scientific aspects, recognizing the need to carry on with this investigation under teaching-learning this subject. Included in this paper are some results of students’ conceptions about the importance they give to “time”, in Geology learning.
URI: http://hdl.handle.net/10773/7999
ISBN: 978-84-938173-0-5
publisher version/DOI: http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/4416
source: XVI Simposio sobre Enseñanza de la Geología
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