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 Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7850

title: Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação
authors: Reis, Mário Fernando Silva
advisors: Martins, António Maria
keywords: Ensino multimédia
Planeamento de currículos - Ensino secundário - Arquipélago da Madeira (Portugal)
E-learning
B-learning
Aprendizagem cooperativa
Comunidades virtuais
Inovação educativa
Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment)
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho enquadra-se no âmbito do estudo das preocupações, que actualmente assolam o Sistema Educativo Português, envolvendo a constante necessidade da adaptação do mesmo, para dar resposta célere às necessidades da sociedade e acompanhar a evolução proporcionada pelo constante desenvolvimento das tecnologias. Com o intuito de contribuirmos, para aprofundar o conhecimento no domínio das alterações advindas da utilização das novas tecnologias no ensino, iremos contemplar o estudo, descrição e análise da influência da utilização das plataformas de e-learning na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação de alunos e professores. Nesse sentido, construímos a nossa problemática, cuja questão principal de investigação foi, “Será a utilização das plataformas de aprendizagem uma mais-valia no desenvolvimento da gestão curricular, na melhoria das aprendizagens e na satisfação de alunos e professores?”. Tendo como ponto de partida esta questão, efectuamos trabalho exploratório sobre a utilização das plataformas de e-learning e verificamos que, a aplicação destas no contexto actual do Sistema de Ensino Básico e Secundário Português é efectuada em formato de ensino distribuído (b-learning). Sabendo que o b-learning comporta tecnologia e pedagogia, optamos por integrar diferentes concepções metodológicas no percurso efectuado, conjugando a perspectiva da análise pedagógica com a concepção tecnológica e a análise quantitativa dos resultados. Assim, após ponderarmos sobre o contexto, as condições e as características da realidade a investigar, optamos pela utilização do método hipotético – dedutivo, como mais indicado e fiável para atingir os objectivos a que nos propomos. Seguindo este método, efectuamos trabalho exploratório, para o enquadramento teórico do problema, que conjugado com a nossa perspectiva da realidade a investigar, permitiu-nos o estabelecimento de um corpo de hipóteses, que no seu conjunto deram uma explicação plausível do fenómeno que investigamos. Para a recolha de dados, definimos como amostra os utilizadores da plataforma Moodle, das escolas do Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM) e efectuamos a recolha de dados através da aplicação de questionários online, entrevista e análise documental dos registos das plataformas. Após a análise dos resultados e da discussão destes com os pressupostos teóricos, concluímos que, as plataformas de ensino aprendizagem têm influência positiva na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação de alunos e professores. O aumento do grau dessa influência depende de múltiplos factores, dentre os quais se destacam a ainda escassa utilização da plataforma no trabalho desenvolvido entre professores; a falta de formação e incentivo para que estes sejam capazes de produzir melhores objectos de aprendizagem e capazes de aplicar estratégias para dinamizar a plataforma centrando a aprendizagem no aluno e por último, concluímos que já existe nas escolas a tecnologia para o ensino em b-learning, mas ainda falta a pedagogia que o distingue.

This work falls within the scope of the study of the concerns that the Portuguese Education System currently face, involving the constant need to adapt so that it can respond quickly to the needs of society and accompany the progress provided by the constant development of technologies. In order to contribute to deepen knowledge about the domain changes resulting from the use of new technologies in education, we will complete the study, description and analysis of the influence of the use of learning platforms in curriculum management, in learning and satisfaction of teachers and students. Accordingly, we built our problem, whose main research question was, "Is the use of learning platforms an asset in the development of curriculum management, improving learning and satisfaction of students and teachers?". Taking as its starting point this issue, we conducted exploratory work on the use of e-learning platforms and found that, applying these in the current context of the Portuguese primary and secondary education system is conducted in a form of distributed learning (b-learning). Knowing that the b-learning involves technology and pedagogy, we chose to integrate different methodological concepts in the journey made by combining the perspective of pedagogical analysis to the design and development of technology and quantitative analysis of the results. So after pondering on the context, conditions and characteristics of reality to investigate, we opted to use the hypothetical - deductive method as most suitable and reliable to achieve the objectives we set ourselves. Following this method, we perform exploratory work into the theoretical framework of the problem, which along with our perspective of reality to investigate, allowed us to establish a body of hypotheses, which together gave a plausible explanation of reality that we investigated. To collect data, we defined a sample of Moodle users, from secondary schools in the Autonomous Region of Madeira, which have adopted this platform and carry out the collection via online questionnaires, interview and documentary analysis of the platforms records. After analyzing the results and discuss these with the theoretical assumptions, we conclude that the teaching-learning platforms have good influence on curriculum management, learning and satisfaction of students and teachers. The extent of this positive influence depends on many factors, among which we highlight the still widespread use of the platform in the work among teachers, lack of training and encouragement so that they are able to produce better learning objects and able to implement strategies to boost platform focusing on student learning and finally, we conclude that in schools for teaching it already exists technology in b-learning, but still lack the education that distinguishes it. That is, several steps have been taken on the walk to the introduction of a teaching model in b-learning, but we still have a long way until we get there.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/7850
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
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