DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Despertar para o violoncelo: o workshop enquanto ferramenta pedagógica
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7619

title: Despertar para o violoncelo: o workshop enquanto ferramenta pedagógica
authors: Leonor, Mafalda Estevão
advisors: Santana, Helena
keywords: Educação musical
Iniciação musical: Educação pré-escolar: Ensino básico 1º ciclo
Música para instrumentos de cordas
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Partindo de uma reflexão sobre uma relação saudável e vinculativa entre as crianças e um instrumento musical, revelou ser importante o conhecimento, por parte destas e dos seus Encarregados de Educação, de uma maior diversidade de instrumentos antes da escolha do mesmo. Este Projecto Educativo tem por objectivo estudar o impacto de um Workshop de iniciação ao violoncelo direccionado a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos de idade que nunca tinham tido contacto com este instrumento. A ferramenta foi testada com um total de 32 crianças, divididas em dois grupos (Grupo A, nível Pré-Primário e Grupo B, nível Primário) num total de 8 sessões de aulas em grupo. Foram feitos questionários que fundamentaram e validaram os resultados obtidos. Estes demonstraram um rácio positivo ao nível do impacto do Workshop com o violoncelo como instrumento principal.

Starting with a reflection about the healthy and long term relationship between children and a musical instrument shown to be an important knowledge on their part and their carers of a greater variety of instruments before choosing it. This investigation propose astudy about the impact of a starter cello Workshop aimed at children aged 3 to 10 years old who had never had contact with this instrument. This tool was tested with a total of 32 children, divided in two groups (Group A, level Pre-Primary and Group B, the primary level) for a total of 8 sessions of group lessons. Questionnaires were made that supported and validated the results. This showed a positive impact at the Workshop with the cello as the main instrument.
description: Mestrado em Música para o Ensino Vocacional
URI: http://hdl.handle.net/10773/7619
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
Dissertação.pdf1.64 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2