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dc.contributor.advisorPedro, Luís Francisco Mendes Gabrielpt
dc.contributor.advisorSantos, Carlos Manuel das Nevespt
dc.contributor.authorKoch-Grünberg, Tim Theodorpt
dc.date.accessioned2012-03-27T09:00:31Z-
dc.date.available2012-03-27T09:00:31Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/7506-
dc.descriptionMestrado em Comunicação Multimédiapt
dc.description.abstractA web moderna, ou web 2.0, assenta nos princípios de abertura e participação dos seus utilizadores. A natureza voluntária do uso de serviços da web 2.0, aliada à dependência da participação por parte dos seus utilizadores, leva a uma forte concorrência entre serviços semelhantes na web. Esta concorrência leva à procura de novas formas de diferenciação entre serviços. Neste contexto surge a indústria de gamification, que procura transferir elementos de videojogos a outros contextos para aumentar o envolvimento dos utilizadores. Contudo, o discurso desta indústria recente é alvo de fortes críticas de profissionais de game design. Neste trabalho de investigação apresenta-se tanto o discurso da indústria de gamification como as suas críticas. Assumindo que a abordagem atual da gamification assenta numa compreensão limitada dos videojogos, parte-se para a elaboração de um novo quadro concetual que possa guiar o desenho da interação em ambientes web. Esta abordagem fundamenta-se num levantamento bibliográfico da teoria do game design. O quadro concetual resultante é usado no desenho e desenvolvimento de um serviço de social bookmarking no Sapo Campus UA, uma plataforma de serviços web 2.0 para contextos educativos, com o objetivo explícito de aumentar a participação dos seus utilizadores na aplicação. A utilidade do quadro concetual é avaliada com sessões de teste com utilizadores do público-alvo do serviço. Os resultados obtidos indicam que o game design pode enriquecer o desenho da interação na web através da criação de ciclos de ação com resultado claro e feedback positivo.pt
dc.description.abstractThe modern web, or web 2.0, is centred on the principles of openness and user participation. The voluntary use of web 2.0 services, together with the dependency on user participation, results in a strong competition. This situation gave rise to the gamification industry, which aims to bring elements of video games to other contexts in order to increase user engagement. However, professional game designers strongly criticize the discourse of this young industry. This dissertation presents the gamification industry's discourse and its major critics. Assuming that the current approach to gamification only holds a limited understanding of videogames, we seek to build a new conceptual model to be used in web interaction design. This approach is based in a review of game design literature. The resulting conceptual model is used in the design and development of a social bookmarking service for the Sapo Campus UA project, a web 2.0 platform for higher education, with the specific goal of increasing user participation. The modelʼs usefulness is evaluated through user tests with potential future users. The results of this study indicate that game design can assist web interaction design in the creation of user activity cycles with clear results and positive feedback.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação multimédiapt
dc.subjectEnsino multimédia - Ensino superior - Aveiro (Portugal)pt
dc.subjectE-learningpt
dc.subjectComunidades virtuaispt
dc.subjectServiços webpt
dc.subjectInteracção homem-computadorpt
dc.subjectVideojogospt
dc.titleGameful connectivism: social bookmarking no SAPO Campuspt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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