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Título: Financiamento através do crédito comercial: evidência em Portugal
Autor: Oliveira, Diana Patrícia Ferreira
Orientador: Pinho, Joaquim Carlos da Costa
Vieira, Elisabete Fátima Simões
Palavras-chave: Economia das empresas
Financiamento das empresas - Portugal
Crédito
Mercado de capitais
Data de Defesa: 2011
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O principal objectivo deste trabalho é testar empiricamente algumas teorias sobre os motivos pelos quais as empresas não financeiras portuguesas concedem financiamento a outras empresas suas clientes, através do crédito comercial, e verificar quais as diferenças entre as PME e as grandes empresas. A estrutura de capital tem sido um tema amplamente estudado desde o trabalho pioneiro desenvolvido por Modigliani e Miller. Mas só recentemente é que o crédito comercial começou a ser estudado como uma fonte alternativa de financiamento com vantagens tanto para fornecedores como para clientes. O presente estudo contribui para os escassos estudos empíricos sobre os motivos da concessão de crédito comercial. Tanto quanto sabemos, é o primeiro estudo a analisar este comportamento num conjunto de empresas portuguesas, bem como a comparar duas amostras de empresas de diferentes dimensões. No presente estudo conclui-se que as GE com maior acesso ao mercado de capitais servem como financiadoras dos seus clientes com maiores dificuldades no acesso ao financiamento institucional, corroborando a hipótese da vantagem das empresas não financeiras. Estas empresas utilizam o crédito comercial como um meio legal de discriminação de preços. As PME e as GE podem reduzir os custos de transacção através da utilização do crédito comercial.
The main objective of this study is to empirically test some theories about reasons the Portuguese non-financial firms provide financing to other companies their clients, through trade credit, and verify what the differences between SMEs and large firms. The capital structure has been a subject amply studied since the pioneer work developed by Modigliani and Miller. But it is only recently that trade credit began to be studied as an alternative source of financing with advantages for suppliers and clients. This study contributes to the few empirical studies about the reasons for the granting of trade credit. Far as we know, is the first study to analyse this behaviour in a group of Portuguese firms, as well to compare two samples of firms with different sizes. In this study we conclude that LF with greater access to capital markets serve as financiers of their customers with more difficulties in access to institutional financing, supporting the hypothesis of the advantage of non-financial companies. These firms use trade credit as a legal mean of price discrimination. SMEs and LF may reduce transaction costs through the use of trade credit.
Descrição: Mestrado em Economia
URI: http://hdl.handle.net/10773/7487
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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