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 A iniciação ao piano em Portugal: estudo comparativo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7484

title: A iniciação ao piano em Portugal: estudo comparativo
authors: Machado, Raquel Beatriz de Lima
advisors: Harper, Nancy Louisa Lee
Santana, Helena Maria da Silva
keywords: Educação musical
Educação comparada - Portugal - Rússia
Música para piano
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente investigação compara as abordagens dos professores portugueses e de Leste ao primeiro ano de iniciação ao Piano em Portugal. Para o efeito, realizaram-se entrevistas a oito docentes, focando as temáticas da primeira aula, competências, audições e avaliação. Identificaram-se as actividades desenvolvidas na primeira aula, as competências a adquirir consideradas essenciais pelos docentes, o modo como é explicada a postura da mão, bem como os exercícios que introduzem a utilização do peso do braço. Identificouse ainda a propensão dos docentes para incluir os alunos em audições como executantes e os motivos subjacentes a tal propensão. Finalmente, identificouse a opinião dos docentes relativamente à importância que a avaliação tem para o aluno, e ao grau de dificuldade inerente à aplicação dos critérios de avaliação no nível de ensino em causa. Os resultados obtidos levam a concluir que existe uma significativa aproximação entre aquelas abordagens, tanto no que se refere a práticas como a concepções.

The present research compares the approaches of Portuguese and Soviet teachers to the first initiation year of Piano learning in Portugal. Interviews were applied to eight teachers, addressing the themes of the first lesson, skills, recitals and evaluation. Activities developed in the first lesson, essential skills to be acquired, the way hand posture is explained and the exercises introducing the arm weight employment were identified. Furthermore, the teacher’s propensity to include students in the recitals as performers and the reasons that underlay that tendency were identified. Finally, the opinion of teachers concerning the importance of evaluation for the student and the difficulty level inherent to the appliance of evaluation parameters were identified. The results obtained allow us to conclude that there is a significant proximity between the two approaches, not only in terms of practices but also of conceptions.
description: Mestrado em Ensino da Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/7484
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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