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 Resistência ao corte em fendas induzidas em pavimentos rígidos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7376

title: Resistência ao corte em fendas induzidas em pavimentos rígidos
authors: Machado, Janete Conceição Silva
advisors: Benta, Agostinho António Rocha Correia e Almeida da
Cachim, Paulo Barreto
keywords: Engenharia civil
Pavimentos rodoviários: Corte
Pavimentos de cimento
Fissuras
issue date: 4-Jul-2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Os pavimentos rígidos surgiram, pela primeira vez, em Inglaterra e pouco mais de 20 anos depois, nos Estados Unidos da América. Este tipo de pavimento ainda é muito pouco utilizado em Portugal. Apesar de apresentar muitas vantagens sobre os pavimentos semi-rígidos e flexíveis ainda há uma certa desconfiança na sua utilização. Para desmistificar a ideia errada, que ainda existe em Portugal, de que a utilização de pavimentos rígidos é quase sempre desvantajosa, este trabalho tem como objectivo melhorar o conhecimento sobre o funcionamento dos mesmos e caracterizar a resistência ao corte em fendas em pavimentos rígidos. Dado que o aparecimento de fissuras pode condicionar a utilização de um pavimento rígido, é importante caracterizar como é que essa fissura se comporta perante a acção do tráfego e quais as deformações que dela advêm. No que toca à parte experimental, foram elaborados e ensaiados ao corte provetes de dois tipos de betão. Partindo-se destes resultados tornou-se importante modelar o comportamento de uma fissura num pavimento rígido. Na modelação da fissura foram tidos em conta os parâmetros obtidos na parte experimental. Com a presente dissertação é possível compreender melhor o comportamento das fissuras nos pavimentos rígidos.

Rigid pavements emerged, first in England and just over 20 years later, in the United States of America. This type of pavements is still rarely used in Portugal. Despite presenting many advantages over semi-rigid and flexible pavements there is still some mistrust in their use. To try to demystify this misconception about using rigid pavements in Portugal, this work aims to improve the knowledge about their behavior and characterize the shear resistance in cracks in rigid pavements. Because the appearance of cracks may constrain the use of a rigid pavement, it is important to characterize how this crack behaves in face of traffic loads and which deformations derive from it. Regarding the experimental part, two types of concrete were produced and tested for shear resistance. These results were afterwards used to model the behavior of a crack in a rigid pavement. With this thesis a better understanding of the behavior of cracks in rigid pavements was possible.
description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/7376
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UA - Dissertações de mestrado

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