DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Comunicações >
 Representações sociais de educadores de infância e agentes especializados sobre educação ambiental: um cruzamento de interesses e intenções?
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/7268

title: Representações sociais de educadores de infância e agentes especializados sobre educação ambiental: um cruzamento de interesses e intenções?
authors: Pedro, A.
Maricato, R.
keywords: Representações sociais,
Educação ambiental
Educadores de infância
issue date: 2008
publisher: Departamento de Ciências da Educação. Universidade de Aveiro
abstract: É um facto que, se por um lado, o desenvolvimento industrial e tecnológico associado ao progresso económico promoveu o crescimento e a evolução das sociedades, por outro lado, também contribuiu para a destruição crescente do ambiente (poluição do ar e da água, destruição do património florestal, escassez de recursos, extinção de espécies animais e vegetais e aquecimento global). Este é um cenário que se tem vindo a agravar e que tem sido largamente denunciado pelas várias Conferências realizadas a nível internacional (Belgrado, Rio de Janeiro, Tessalónica, entre outras), alertando para a necessidade de sensibilização escolar para as matérias do ambiente, desde cedo. A educação ambiental surge, então como imprescindível neste novo contexto no sentido de consciencializar os indivíduos para a crise que atravessamos e para os capacitar para a acção de forma consciente e responsável, assente em princípios éticos. É neste sentido que surge a presente comunicação que visa dar conta de um projecto que vimos a desenvolver e que teve como objectivo investigar as representações sociais da educação ambiental no jardim-de-infância formadas por educadores de infância e por agentes especializados nesta área. Num primeiro momento veremos como o ambiente pode ser uma fonte de representação social (Reigota, 1998). Verificaremos ainda quais as actividades em educação ambiental mais valorizadas por estes sujeitos, no sentido de conhecer as razões pelas quais os educadores optam, ou não, por projectos neste âmbito e a forma como organizam estas actividades e promovem a sua articulação com as dinamizadas por agentes especializados na área.
URI: http://hdl.handle.net/10773/7268
ISBN: 978-972-281-5
publisher version/DOI: www.salinas.pt/node/272
source: V Simposium sobre Organização e Gestão Escolar. Trabalho Docente e Organizações Educativas
appears in collectionsDE - Comunicações

files in this item

file description sizeformat
Representações sociais de educadores de infância.pdfDocumento principal82.34 kBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2