Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/7264
Título: Filosofia para crianças: uma proposta para (re)pensar a educação?
Autor: Pedro, A.
Libório, O.
Palavras-chave: Filosofia para Crianças
Pensamento reflexivo
Educação
Data: 2008
Editora: Instituto de Estudos da Criança. Universidade do Minho
Resumo: Este trabalho tem por objectivo essencial analisar o impacte do Programa de Filosofia para Crianças na educação de hoje como uma proposta que contribui, através dos seus métodos, para re-pensar a educação. Com efeito, inicialmente pensado para a instituição escolar, este programa pretende levar as crianças a “aprender a pensar melhor”, baseado no pensamento reflexivo e no diálogo investigativo. Para além disso, na implementação deste programa é fundamental a presença do professor como aquele que “faz acontecer” momentos de verdadeira reflexão filosófica, num processo em que o aluno é convidado a ser sujeito co-participante activo das suas aprendizagens. Como sabemos, a educação nem sempre tem privilegiado o hábito do pensamento reflexivo (será que a escola sufoca a capacidade de colocar perguntas?), pelo que a implementação deste programa ganha maior importância e significado na actualidade educativa em que se pretendem formar cidadãos conscientes, críticos e reflexivos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/7264
ISBN: 978-972-8952-08-2
Versão do Editor: ciec.iec.uminho.pt
Aparece nas coleções: DEP - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filosofia para crianças.pdfDocumento principal119.57 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.