Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/7264
Título: | Filosofia para crianças: uma proposta para (re)pensar a educação? |
Autor: | Pedro, A. Libório, O. |
Palavras-chave: | Filosofia para Crianças Pensamento reflexivo Educação |
Data: | 2008 |
Editora: | Instituto de Estudos da Criança. Universidade do Minho |
Resumo: | Este trabalho tem por objectivo essencial analisar o impacte do Programa de Filosofia para Crianças na educação de hoje como uma proposta que contribui, através dos seus métodos, para re-pensar a educação. Com efeito, inicialmente pensado para a instituição escolar, este programa pretende levar as crianças a “aprender a pensar melhor”, baseado no pensamento reflexivo e no diálogo investigativo. Para além disso, na implementação deste programa é fundamental a presença do professor como aquele que “faz acontecer” momentos de verdadeira reflexão filosófica, num processo em que o aluno é convidado a ser sujeito co-participante activo das suas aprendizagens. Como sabemos, a educação nem sempre tem privilegiado o hábito do pensamento reflexivo (será que a escola sufoca a capacidade de colocar perguntas?), pelo que a implementação deste programa ganha maior importância e significado na actualidade educativa em que se pretendem formar cidadãos conscientes, críticos e reflexivos. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7264 |
ISBN: | 978-972-8952-08-2 |
Versão do Editor: | ciec.iec.uminho.pt |
Aparece nas coleções: | DEP - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Filosofia para crianças.pdf | Documento principal | 119.57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.